Quinta-feira,Novembro 14, 2024
12.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Valência Sob Aviso Laranja: Novo Temporal Ameaça Colapsar Infraestruturas Já Fragilizadas

A região de Valência enfrenta uma nova ameaça de chuvas intensas, com as autoridades meteorológicas de Espanha a emitirem um aviso laranja, o segundo mais grave, para várias zonas da Comunidade Valenciana. O alerta vigorará a partir das 21:00 desta terça-feira (20:00 em Lisboa) e está associado à previsão de uma nova DANA, ou “Depressão Isolada em Níveis Altos” (DINA em português). Este fenómeno meteorológico já causou, a 29 de outubro, inundações devastadoras que resultaram em mais de 200 mortes e na destruição de casas e infraestruturas na região.

Após a catástrofe de outubro, o estado da rede de saneamento em Valência é uma preocupação urgente, tendo em conta os estragos causados e a grande acumulação de lodo. As autoridades alertam para a possibilidade de colapso das sarjetas e sistemas de escoamento, com o governo regional a solicitar reforço de meios para desobstrução da rede e prevenção de novos problemas de saúde pública.

Para apoiar a recuperação das zonas afetadas, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou um fundo de 500 milhões de euros destinado a um plano de ação específico. Este programa visa a remoção de lamas, terra e escombros das ruas, além da limpeza e reparação das infraestruturas de saneamento e abastecimento de água, uma “tarefa descomunal” que exige a retirada de milhares de toneladas de resíduos.

Com a previsão de novas chuvas, as autoridades locais tomaram medidas preventivas. Municípios afetados têm apelado às populações para que não depositem lodo nas ruas e que tomem precauções, como instalar barreiras nas entradas de garagens e pisos térreos. A proteção civil recomendou ainda o teletrabalho e a limitação do uso de veículos particulares para reduzir deslocações nas zonas mais vulneráveis. Adicionalmente, algumas autarquias optaram por encerrar as escolas na quarta-feira, evitando assim riscos para as crianças e suas famílias.

- Publicidade -

As autoridades sublinham que, apesar de a intensidade das chuvas não ser esperada ao mesmo nível das de outubro, as infraestruturas continuam fragilizadas e o território permanece em situação de vulnerabilidade. Os esforços de limpeza e recuperação prosseguem, mas a ameaça de novos temporais traz renovadas preocupações, deixando Valência em alerta e com todos os recursos locais concentrados na contenção de possíveis danos e na proteção da população afetada.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor