A sala polivalente da Junta de Freguesia de Penamacor recebeu, no dia 15 de dezembro, a apresentação do livro “Histórias da Minha Aldeia”, da autoria de António Almeida Serrano. A apresentação, que teve casa cheia, contou com a presença do autor da obra, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Ilídia Cruchinho, e de Francisco Abreu, professor e autor do prefácio do livro. Filho de camponeses, de António e de Carminda, António Almeida Serrano nasceu e foi batizado em Aldeia de João Pires, onde completou a Escola Primária. Estudou no Liceu de Castelo Branco e na Escola do Magistério Primário da mesma cidade.
Casou com Leonilde, há 58 anos, na Igreja de Águas, é pai de quatro filhos e avô de nove netos. Exerceu funções docentes nos concelhos de Idanha-a-Nova e Penamacor, na cidade de São Tomé e em Setúbal, por 47 anos, treze dos quais dirigindo um dos Colégios da Diocese, por convite do Bispo, Senhor D. Manuel Martins. Foi Catequista e colaborador das Paróquias e da Diocese de Setúbal. Foi distinguido com a Medalha de Ouro do Município de Setúbal e a Medalha de Prata dos Dadores de Sangue. Cumpriu o Serviço Militar Obrigatório, desde 5 de Maio de 1965 a 23 de Julho de 1968, por dois anos, na Ilha de São Tomé. Reside no Pinhal Novo, concelho de Palmela.
Durante a apresentação, a Presidente da Câmara Municipal de Penamacor frisou que o Município considerou, desde o primeiro momento, o livro como muito importante para Penamacor. “É um livro que fala das histórias de vida e memórias do concelho. É um livro excecional. Fala-nos das nossas tradições e do modo de viver de há 50, 60, 70 anos atrás. Isto é muito importante ficar registado e o Município abriu as portas a esta publicação. Quero agradecer ao Professor Serrano e à sua filha por ter contactado a Câmara Municipal”.
Já Francisco Abreu disse ser com profunda emoção que apresentava um livro muito importante para o concelho, para as gentes do concelho e para as memórias das gerações futuras. “O Professor Serrano foi o meu primeiro professor na Escola Primária. Fui honrado com a solicitação para elaborar o prefácio deste livro, não só por se tratar de ser o livro daquele que foi o meu primeiro professor, mas também por ter lido o livro e ter reconhecido muitas das personagens, das situações e das conversas”.
Finalmente, o autor do livro saudou todos os que contribuíram para a publicação do livro, à sua família, a Francisco Abreu pela elaboração do prefácio, à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia por ter cedido a Sala Polivalente para a apresentação. “Foi uma vida profissional e sobretudo pessoal preenchida. Fiz este livro sem qualquer outra ideia que não fosse reportar e acho que ficou bem”, disse.
O download do livro pode ser efetuado através da hiperligação https://bit.ly/historiasdaminhaaldeia