Executivo e Assembleia Municipais de Penamacor tomaram posse
Na manhã de sexta-feira, 31 de outubro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penamacor recebeu a cerimónia de tomada de posse dos novos membros do Executivo e da Assembleia Municipal, dando início ao mandato autárquico 2025-2029.
Foram empossados José Miguel Ribeiro de Oliveira (Partido Socialista) como Presidente da Câmara Municipal, e os vereadores Pedro Miguel Correia Vaz Silveiro (PS), Guida Maria Matos Esteves Leal (PS), Filipe André Leitão Ramos Batista (Movimento Nossa Terra) e Noémia Campos Crucho (Nossa Terra).
Na Assembleia Municipal, Valéria Gonçalves Cruchinho (PS) foi reeleita Presidente, tendo como primeiro e segundo secretários António Manuel Santo Pinto e Sandra Maria Gil Saraiva, igualmente do PS.
O novo órgão deliberativo integra ainda Álvaro Luís Gil Leitão, Luís Manuel Lourenço Tomé, António Rui da Costa Raposo, Mariana Esteves Leal e João Augusto Rosa Alves (PS); Rogério Manuel Silvestre da Cruz, Maria João Martins Nisa Rato, Rui Manuel Martins Leitão, Paula Alexandra Ramos Crucho e Edgar Filipe Santos Vaz (Movimento Nossa Terra); e Pedro Miguel Naves Folgado (PSD).
Por inerência de funções, tomaram também posse os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, representando o Partido Socialista e o Movimento Nossa Terra.
“Cada ciclo autárquico é um novo capítulo na história do concelho”
Na sua intervenção, Valéria Gonçalves Cruchinho manifestou o orgulho e a responsabilidade com que assume novamente a presidência da Assembleia Municipal, sublinhando que “cada ciclo autárquico é um novo capítulo na história do concelho, escrito pela vontade soberana dos cidadãos expressa nas urnas”.
Dirigiu palavras de reconhecimento aos autarcas cessantes, afirmando: “Orgulho-me de todo o trabalho desenvolvido. O vosso contributo merece o meu profundo reconhecimento”. À nova equipa, deixou o desejo de um mandato produtivo e pautado pelo diálogo: “Que saibamos colocar o interesse de Penamacor acima de qualquer diferença e que o diálogo seja sempre o nosso instrumento de trabalho”.
“Orgulho, humildade e responsabilidade” marcam discurso do novo Presidente da Câmara
José Miguel Ribeiro de Oliveira, novo Presidente da Câmara Municipal, afirmou encarar a confiança dos eleitores como “uma honra e uma responsabilidade total”.
“Agradeço a todos os penamacorenses pela forma como participaram neste processo, fortalecendo a nossa vida democrática. Sinto orgulho por representar Penamacor, humildade por saber que este cargo pertence, sobretudo, ao povo, e responsabilidade por cada decisão que tomarmos”, declarou.
O autarca deixou ainda uma homenagem a todos os que contribuíram para o desenvolvimento do concelho ao longo dos anos, com destaque para o executivo cessante. “É com espírito de união e responsabilidade que devemos encarar o futuro, colocando sempre os interesses do nosso território e da nossa comunidade acima de qualquer diferença e dos egos individuais”, afirmou.
Cerimónia com momentos musicais
A sessão contou também com momentos musicais proporcionados pela Academia de Música e Dança do Fundão e pela Escola Geração Musical, que abrilhantaram a cerimónia solene e marcaram o início de um novo ciclo político em Penamacor.
Com esta tomada de posse, o concelho renova o seu compromisso com o desenvolvimento local e o reforço da participação cívica, num quadro de continuidade e cooperação entre forças políticas.








