Domingo,Outubro 13, 2024
17.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

A Vida é Feita De Escolhas

A vida é feita de escolhas e, em cada opção que tomamos, há ganhos e há perdas que estão muito longe de se esgotar no campo material e, inclusivamente, muitas delas não são sequer mensuráveis.

O que quero dizer é que há escolhas óbvias com resultados óbvios, mas na maioria das vezes não é assim. E nessas, a única certeza que temos é de que ficaremos sempre com a dúvida do acerto da nossa escolha porque, mesmo que corra mal, não saberemos se podia ter corrido pior. E quando corre bem, também não sabemos se não podia ter corrido melhor.

Há, no entanto, escolhas que têm maior impacto no futuro da vida de cada um de nós. Escolhas que mudam a nossa vida de forma profunda e que nos obrigam a recomeçar e a reaprender. São essas que, normalmente, nos colocam desafios e nos ensinam para que consigamos chegar aonde nunca tínhamos imaginado.

Tenho a convicção que as facilidades nivelam por baixo e as dificuldades forjam os vencedores, sendo as escolhas difíceis aquelas que envolvem mais riscos e, por isso, aquelas que nos fazem perder ou ganhar mais.

- Publicidade -

Podemos perder ganhando ou ganhar perdendo porque, como referi no início desta crónica, os ganhos e as perdas estão longe de se esgotar no plano material e, muitas vezes, não são sequer mensuráveis e só as conseguiremos avaliar muito tempo depois da decisão tomada.

Também sabemos, porque é do senso-comum, que, em certos momentos de estagnação ou insatisfação, poderá ser necessário dar um passo atrás hoje, para conseguir dar dois em frente amanhã.

Mas também há escolhas que podemos fazer que, não mudando logo a nossa vida, abrem janelas de oportunidade para um admirável mundo novo. Um mundo mais justo, mais atento, mais solidário, mais equilibrado e onde as promessas que se fazem, se fazem para serem cumpridas.

Nesta matéria, podemos continuar a escolher como sempre escolhemos, mas aquilo que não podemos querer é que as mesmas escolhas produzam resultados diferentes.

As aparências iludem e as dificuldades estruturais não se resolvem com brilhos artificiais. Se calhar não temos esta noção, mas há escolhas que fazemos que se podem tornar mais importantes para o nosso futuro, do que aquelas que fazemos diretamente na nossa vida. Talvez valha a pena pensar nisto, talvez valha a pena começar já a pensar nisto.

Se entendemos que está tudo bem e que queremos mais do mesmo, então não há dúvidas e devemos continuar a escolher como sempre escolhemos. Mas, se temos dúvidas em relação ao “estado da nação”, então talvez valha a pena dar o benefício da dúvida. E nesta matéria temos uma enorme vantagem em relação a outras matérias em que temos de tomar decisões.

É que, aqui, não há erros insolúveis, e, se concluirmos que a nossa escolha não honrou os compromissos assumidos e as promessas feitas, podemos, quatro anos depois, mudar a nossa decisão anterior. Talvez valha mesmo a pena começar a pensar nisto, e sim, a vida é mesmo feita de decisões e, por muito que “culpemos” o destino, ele nunca será o culpado das nossas escolhas.

Principalmente agora que já não podemos usar o argumento batido porque, como já todos sabem, Abrantes tem Alternativa!

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Vasco Damas
Vasco Damas
Tem 54 anos e vive na vila de Tramagal (Abrantes). É consultor imobiliário, tendo exercido funções de gestor no ramo da distribuição de materiais de construção e bricolagem, onde liderou equipas e contribuiu para o crescimento das pessoas, levando-as a ultrapassar os limites que julgavam ter. Valoriza o equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar (seu porto de abrigo), o convívio com os amigos e a atividade cultural e desportiva, jogando nos veteranos dos Dragões de Alferrarede.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor