Segunda-feira,Abril 22, 2024
8.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Abusos sexuais: Bispo do Porto suspende três padres suspeitos

O bispo da diocese do Porto, D. Manuel Linda, obteve informações complementares que justificam a suspensão preventivamente de três dos sete padres suspeitos de abusos sexuais de menores, que estão no ativo.

D. Manuel Linda comprometeu-se a realizar uma investigação interna sobre os sete sacerdotes que constam na lista validada pela comissão independente que investigou os abusos sexuais na igreja católica.

Abusos sexuais: Bispo do Porto suspende três padres suspeitos
DR

“Se, entretanto, aparecerem indícios fiáveis, o bispo diocesano não hesitará em suspender preventivamente o clérigo em causa”, acrescenta um comunicado da Diocese do Porto.

O bispo tem o direito, desde a abertura da investigação prévia, de impor medidas cautelares – que são um ato administrativo – entre as quais o afastamento ou proibição de exercício público de atos pastorais.

A Diocese do Porto recebeu uma lista com 12 nomes, no total, que foi entregue ao Ministério Público por D. Manuel Linda; desses sacerdotes, quatro já faleceram e um já não pertence à diocese. Restam estes sete padres, vivos e no ativo. Três já estão suspensos.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja (CI) em Portugal apresentou a 13 de fevereiro um relatório, no qual validou 512 testemunhos, apontando a um número de 4815 vítimas, entre 1950 e 2022, e entregou aos responsáveis católicos de Portugal uma lista com nomes de alegados abusadores, no dia 3 de março.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

19.04.2024