A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a realizar nesta segunda-feira uma ação de fiscalização na empresa Amazing Promisse, no concelho de Odemira, com o objetivo de detetar possíveis situações de ilegalidade no que diz respeito aos trabalhadores, conforme informou a referida entidade.
Cerca de 20 inspetores da ACT estão a participar nesta ação conjunta com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), os serviços de fiscalização do Instituto de Segurança Social e a Guarda Nacional Republicana (GNR), na herdade que emprega cerca de 300 trabalhadores.
A herdade já tinha sido inspecionada no ano passado e, segundo a ACT, foram encontradas situações irregulares.
A operação começou às 8h40.
De acordo com a subinspetora-geral da ACT, Cristina Rodrigues, esta operação tem como objetivo identificar eventuais trabalhadores em situação irregular, bem como verificar as condições de trabalho.
“A nossa expectativa é identificar o maior número possível de trabalhadores em situação irregular em empresas que recorrem a subcontratação e colocam esses trabalhadores nesses locais”, afirmou.
Segundo Cristina Rodrigues, esta é uma região onde há uma grande quantidade de trabalho migrante, e a ACT tem o cuidado de acompanhar a situação dos trabalhadores para garantir a sua proteção.
“Na sua maioria, são migrantes com fragilidades que pertencem a grupos vulneráveis em termos laborais. Sabemos que é fundamental regularizar a sua situação do ponto de vista laboral, e é com esse propósito que estamos aqui hoje”, explicou.
A empresa sujeita à fiscalização é uma produtora de frutos vermelhos.
A herdade em questão chama-se Flor do Brejo e está dividida em várias parcelas exploradas por diferentes empresas.