09:13 | Quarta-feira,Novembro 29, 2023
16.7 C
Castelo Branco

Aeroporto para a Serra da Sardinha já

Está há décadas para ser construído, aliás, desde que Portugal ainda vivia sob a ditadura.
Já teve várias localizações preferenciais, assumidas, irrevogáveis, mas a verdade é que nunca saiu do papel. Inclusivamente, nos anos 70, havia quem ironizasse que o melhor era o aeroporto ir para a Serra da Sardinha, no concelho de Loures, pois estava a cerca de 20 km de Lisboa. Agora, pelos vistos, apareceram mais duas soluções.

Do Rio Frio ao Montijo, passando por Ota, Sintra, Alcochete. Há vários anos que as hipóteses para o novo aeroporto são colocadas em cima da mesa, debatidas, descartadas, adiadas. Estamos há “54 anos a discutir o aeroporto”. Um facto, é que há meio século que o aeroporto está para levantar voo e sair do papel.

- Publicidade -
Aeroporto para a Serra da Sardinha já
DR

Além das cinco opções propostas pelo Governo, a comissão técnica independente tem luz verde para alargar o leque de localizações em estudo. Depois de ter incluído Alverca e Beja, peritos equacionam a hipótese de Monte Real e avançam com combinação Alcochete com Portela, segundo a presidente da comissão ao jornal “Público”.

A comissão técnica independente tem já nove hipóteses em cima da mesa. Além das cinco opções estabelecidas pelo Governo à cabeça (Portela mais Montijo, Montijo mais Portela, Alcochete, Portela mais Santarém, e Santarém), entraram depois as opções Alverca e Beja, estando agora em jogo também duas outras soluções – Monte Real e a combinação Alcochete mais Portela.

Segundo declarações da presidente da comissão, Rosária Partidário, a “solução Monte Real” foi acolhida pela comissão depois de a Câmara Municipal de Leiria ter apresentado a proposta, e a hipótese Alcochete+Portela foi acrescentada pela própria comissão, que tem luz verde do Governo para o fazer até dia 27 de abril, altura em que a lista final de hipóteses será apresentada.

“A solução Portela como aeroporto principal com o Campo de Tiro de Alcochete como complementar é a única colocada por nós, por uma questão de coerência”, disse a presidente da comissão ao Público. A hipótese Ota não foi proposta por ninguém à comissão.

Da lista final terão de constar, obrigatoriamente, as cinco hipóteses apresentadas pelo Governo quando, em novembro do ano passado, e depois de ter chegado a acordo com o PSD de Luís Montenegro, mandatou a comissão liderada por Rosário Partidário para dar seguimento ao processo. Além das várias combinações possíveis entre Portela, Montijo e Alcochete, também a hipótese de Santarém entrou no leque ‘obrigatório’ a pedido do PSD. Agora, junta-se também Alverca, Beja e Monte Real.


Leiria Satisfeita

- Publicidade -

Entretanto, a Câmara Municipal de Leiria manifestou este sábado, em comunicado, “grande satisfação” pela inclusão da Base Aérea de Monte Real no estudo para a localização do novo aeroporto de Lisboa, que está a ser realizado pela Comissão Técnica Independente (CTI).

“Esta notícia vem dar-nos ainda mais alento para continuarmos a lutar para que Monte Real possa vir a ter aviação civil, um investimento que, consideramos, vai ter um efeito multiplicador e contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da Região Centro”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes (PS).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia de Leiria considerou que esta decisão, noticiada hoje pelo jornal Público, resultou de diligências efetuadas por Gonçalo Lopes no início de fevereiro, junto da CTI.

Estas diligências vieram reforçar o conteúdo de uma carta enviada ao primeiro-ministro, em outubro do ano passado, na sequência da apresentação do Projeto de Alta Velocidade Ferroviária, que contempla uma Estação em Leiria.

Segundo a autarquia leiriense, o documento enviado à CTI no início de fevereiro vinca que Leiria, ao ser contemplada com uma paragem da Alta Velocidade, fica a apenas a 40 minutos de Lisboa e a 50 do Porto.

“A Base de Monte Real passa a reunir condições para ser encarada numa dupla perspetiva: por um lado, como opção de localização do futuro aeroporto, ou, por outro, como base de dimensão regional, especialmente vocacionada para assegurar serviço aeroportuário à Região Centro, atualmente a única região do país sem aeroporto, registando uma crescente procura internacional”, referiu.

Últimas

Prisão domiciliária para um dos 19 detidos na “Operação Gota D´água”

Um dos 19 arguidos detidos, na semana passada, na...

Polícia Marítima é o primeiro órgão de polícia criminal a receber bodycams

Hoje, terça feira, o Governo vai entregar câmaras portáteis,...

PJ alerta para a criação de grupos no WhatsApp com pornografia de menores

PJ alerta para a criação de grupos no WhatsApp...

Estudantes da ESART-IPCB na Bulgária

Estudantes da ESART-IPCB na Bulgária: The Tradition and Modernity,...

Fundação Alstom promovem programa de empreendedorismo

Ajuda em Ação e Fundação Alstom promovem programa de...
- Publicidade -
Alfredo Miranda
Alfredo Miranda
Jornalista desde 1978, privilegiando ao longo da sua vida o jornalismo de investigação. Tendo Colaborado em diferentes órgãos de Comunicação Social portugueses e também no jornal cabo-verdiano Voz Di Povo.

Polícia Marítima é o primeiro órgão de polícia criminal a receber bodycams

Hoje, terça feira, o Governo vai entregar câmaras portáteis, as chamadas bodycams, à Policia Marítima que passa a ser, assim, o primeiro órgão de...

PSP apreendeu 79 armas e deteve duas pessoas

Operação "Armeiros em Segurança", realizada a nível nacional, resultou na apreensão de 79 armas, 71 das quais da classe D, onde se incluem as...

Governo vai financiar combustíveis na agricultura

Governo vai financiar combustíveis na agricultura. Após ter anunciado, há 15 dias, um investimento de 80 milhões de euros para substituir 2.500 tratores, com...

Presidente da República dissolve Parlamento e convoca eleições para 10 de março

Presidente da República dissolve Parlamento e convoca eleições para 10 de março. Anunciando eleições antecipadas para 10 de Março, o Presidente da República agradeceu...

Governo aumenta salário mínimo para 820 euros

Governo aumenta salário mínimo para 820 euros. Mesmo demissionário e debaixo de uma crise política, o Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros,...

Costa demite-se por causa do Lítio

António Costa apresentou a demissão do cargo de primeiro-ministro ao Presidente da República, que foi aceite por Marcelo. Esta crise política foi aberta pelas...

Incêndios florestais: 2023 foi o primeiro ano sem vítimas mortais

Incêndios florestais: 2023 foi o primeiro ano sem vítimas mortais. A mudança de comportamentos dos portugueses, o aumento de meios de combate, a capacitação...

ASAE comemorou o seu 18.º Aniversário em 3 de novembro

ASAE comemorou o seu 18.º Aniversário em 3 de novembro. No dia em quem se assinala o 18.º Aniversário da ASAE, o Ministro da Economia...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.