Domingo,Maio 26, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Alunos carenciados vão ter vagas específicas na UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai reservar vagas especiais para candidatos carenciados, no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). A medida abrange os cursos de Licenciatura ou Mestrado Integrado, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior deste ano.

Alunos carenciados vão ter vagas específicas na UBI
DR

Segundo a nota enviada pela academia, “a medida resulta da adesão da academia ao projeto-piloto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), que arranca no Concurso de 2023, e que prevê a criação de um contingente prioritário de estudantes carenciados economicamente”, reservando 2% de vagas para cada ciclo de estudos destina-se a candidatos beneficiários de escalão A de Ação Social Escolar, no Ensino Secundário.

Na UBI, vai abranger a totalidade dos 36 cursos de 1.º Ciclo ou Mestrado Integrado disponíveis para o CNAES, cuja 1.ª Fase decorre entre julho e agosto desde ano.

O Reitor da UBI, Mário Raposo, salienta que a participação no projeto-piloto “permite disponibilizar aos candidatos mais um instrumento de acesso à UBI, ajustado ao seu perfil socioeconómico”, justificando que “as dificuldades financeiras das famílias portuguesas dissuadem muitos jovens de prosseguir a sua formação, após o Ensino Secundário, apesar das suas capacidades”. Para o reitor daquela universidade, a medida vai servir como incentivo para que mais pessoas continuem a estudar e, consequentemente, ajudando no incremento do número de portugueses qualificados no país.

“Com esta opção, combinada com os apoios sociais que criamos na UBI, com o investimento nas residências universitárias, e por nos situarmos numa região com custos de vida mais acessíveis, queremos ajudar a ter um Ensino Superior mais justo, equitativo e promotor da mobilidade social”, conclui.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor