Domingo,Outubro 13, 2024
17.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Angolanos protestam no sábado contra aumento milionário de subsídios para deputados

Sociedade angolana marcha neste sábado, 22, contra os subsídios de instalação e fim de mandato dos deputados, que passam a ser de cerca de 24 mil euros e de 27 mil euros. O grupo fala em traição dos parlamentares, particularmente os da oposição, pelo facto de aprovarem o diploma.

DR

A Assembleia Nacional actualizou e aprovou, recentemente, a resolução sobre os subsídios de instalação e de fim de mandato dos deputados, de 22,6 milhões de kwanzas (cerca de 24 mil euros) e 24,5 milhões de kwanzas (cerca de 27 mil euros).

A iniciativa do parlamento angolano está a irritar à sociedade, que convocou para este sábado, em Luanda, uma manifestação, que vai ser também aproveitada para lançamento de uma ação popular a fim de impugnar a resolução que determina o aumento dos subsídios.

O advogado Hélder Chihuto, um dos promotores da manifestação, confirma que a sociedade angolana vai contra o aumento milionário de um subsídio de instalação e de outro subsídio de fim de mandato que, a seu ver, é arrepiante no contexto actual, porque concorre contra o pacato cidadão.

- Publicidade -

“Nós vamos marchar e protestar este aumento galopante, que denominamos aumento milionário de um subsídio de instalação e outro subsídio de fim de mandato que no, nosso entender, foi de todo arrepiante, tendo em conta o contexto actual, porque concorre contra o pacato cidadão, contra os mais desfavorecidos”, sintetizou.

Segundo o operador de direito, a oposição aprovou o documento sem ouvir, previamente, a sociedade angolana, todavia, espera que os protestos se estendam pelo país adentro, que vai ser anunciado com ação acção judicial, para impugnar a e iniciativa do parlamento.

“Do MPLA não esperaríamos nenhuma absolutamente nada, agora da oposição esperaríamos sim, porque são eles que literalmente representam o povo. Portanto, eles aprovaram os valores milionários sem consultarem previamente, no mínimo, o povo que dizem estar a representar, como se fosse uma apunhalada nas costas…então, tudo bem, o dinheiro foi assim aliciante”, lamentou um dos organizadores dos protestos de sábado, 22 de Julho.

Apesar de a UNITA ter anunciado que vai partilhar 50% do subsídio de instalação do seu grupo parlamentar, Hélder Chiuto diz que os deputados da oposição apunhalaram o povo, que dizem representar na Assembleia Nacional.

 

 

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Francisco Paulo
Francisco Paulo
Jornalista desde 2009, começando a carreira jornalística no extinto semanário “O Desperte”. Passando por diferentes redações em Angola, como a Rádio Despertar, TV Palanca (PTV), Semanários Angolense, A Capital e O Crime.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor