Deram início as obras de requalificação do antigo quartel dos Bombeiros de Castelo Branco, localizado na Avenida Nuno Álvares, para a instalação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A aquisição do edifício por parte do Estado aconteceu em 2016 e a intervenção foi anunciada no mesmo ano, mas só em janeiro do ano passado foi autorizada a obra através de portaria publicada em Diário da República, num investimento superior a um milhão e 100 mil euros.
O novo espaço, adquirido pelo IEFP à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco pelo montante de 400 mil euros, vai albergar apenas os serviços que se encontram na Rua Pedro Álvares Cabral, atualmente a funcionar em instalações alugadas. O Centro de Formação Profissional, na zona industrial, irá manter-se com o habitual funcionamento.
Esta intervenção, com um prazo de execução de nove meses, vem reforçar a política da cidade de requalificação de edifícios antigos e emblemáticos daquela avenida albicastrense. O novo IEFP vai juntar-se assim à antiga casa azul, onde funciona o atual posto de turismo, e às vivendas dos Serviços Municipalizados e do ACT. Mais recentemente, também a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa recuperou a vivenda situada ao lado das futuras instalações do IEFP.
Há muito que os dirigentes, técnicos e os utentes deste serviço local do IEFP aspiram pela aquisição de um novo local na cidade, consentâneo com as exigências de dignidade e respeito pelo trabalho dos seus colaboradores e pelos utentes dos serviços”.