Sábado,Julho 20, 2024
30.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Árvore do ano é um eucalipto

Árvore do ano é um eucalipto e vai a votos na Europa

É um eucalipto, tem 43 metros de altura e 11 metros de perímetro de tronco, fica na Estrada das Donárias, para Rio de Moinhos, onde foi plantado em 1878, quando o macadame substituiu o caminho para esta aldeia do concelho de Sátão e que é hoje a Nacional 229.

foto em volta da árvore
DR

Considerado “a maior árvore classificada de Portugal” pela Universidade de Aveiro, este eucalipto da espécie Eucalyptus globulus labill, foi eleita árvore do ano em Portugal.

A “monumentalidade” deste eucalipto obrigou a estrada a contornar árvore e vai a votos no concurso promovido pela União da Floresta Mediterrânica, em representação de Portugal.

O eucalipto de Contige, que está classificado como ‘Árvore de Interesse Público’, vai entrar na edição europeia do concurso ‘European Tree of the Year’, que envolve 16 países e já tem a placa alusiva.

A cerimónia contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Sátão, autoridades e a população que aplaudiu a distinção outorgado ao “seu” Eucalipto.

- Publicidade -

Em 2018, no primeiro ano de participação, Portugal arrecadou o primeiro lugar com o “Sobreiro Assobiador”, em Águas de Moura.

Em 2022 o país ficou em terceiro lugar com a Sobreira Grande, localizada em Vale do Pereiro, Arraiolos.

As votações para o Concurso Europeu Tree of the year 2023 decorrem até 28 de fevereiro através do link: https://www.treeoftheyear.org/pt/vote

Amadeu Araújo

 

- Publicidade -
Amadeu Araujo
Amadeu Araujo
Jornalista da imprensa escrita, web e rádio.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor