14:39 | Terça-feira,Novembro 28, 2023
13 C
Castelo Branco

ASAE está “em cima” dos super e hipermercados

A escalada de preços no cabaz alimentar é quase três vezes mais que o da inflação nominal, levantando questões sobre possíveis aproveitamentos na cadeia. Autoridades dizem estar vigilantes e intensificaram a fiscalização, tendo instaurado 17 processos por preços especulativos.

Numa altura em que os preços do cabaz alimentar continuam a subir em Portugal e a um ritmo superior ao da inflação global, levantando-se questões sobre possíveis aproveitamentos no lado da distribuição das subidas de custos intermédios na produção, a ASAE instaurou 17 processos-crime por especulação de preços em supermercados e hipermercados, entre os 125 fiscalizados, detetando em bens alimentares diferenças de 39% entre o preço afixado e disponibilizado ao consumidor e o pago em caixa.

- Publicidade -

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em comunicado divulgado, adianta que a operação de fiscalização teve lugar durante esta quinta-feira, de norte a sul do continente, e foi direcionada à cadeia alimentar (supermercados e hipermercados), designadamente ao nível da verificação do cumprimento legal da afixação de preços e da prática do alegado lucro ilegítimo (especulação), obtido na venda de bens alimentares e não alimentares.

ASAE está “em cima” dos super e hipermercados
DR

O balanço da ação, que contou com 38 brigadas para fiscalizar 125 operadores económicos, somou 17 processos-crime instaurados pela prática do crime de especulação, um delito antieconómico, por detetarem “variações de preço de bens alimentares a atingirem os 39% relativamente ao preço afixado e disponibilizado ao consumidor e o preço pago”.

Os agentes da ASAE instauraram também 14 processos contraordenacionais, sendo as principais infrações detetadas o incumprimento à venda com redução de preços, a prática de ações comerciais enganosas, a falta de afixação de preços e a falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem de produtos alimentares.

No comunicado, a ASAE anuncia que vai continuar estas ações de fiscalização, em todo o território nacional, “em prol de uma sã e leal concorrência” entre operadores económicos, e na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.

As situações irregulares foram detetadas em todos o país e comunicadas ao Ministério Público, por incorrerem num ilícito criminal.

Até no peso mexeram…

Entre os produtos em que foram detetadas irregularidades estão flocos de cereais, azeite e fruta.

- Publicidade -

“Na matéria especulativa, tivemos dois tipos de situações, que eram as que se procuravam neste tipo de intervenção, que era problemas de desconformidade entre preço de prateleira e preço praticado em caixa, ou seja, um preço publicitado inferior àquele efetivamente pago pelo consumidor. Temos ali um desvio mais acentuado, de 30%, num determinado produto. E, depois, outras situações relativamente a peso, no sentido em que o mais acentuado foi de 17%, qualquer coisa como dois quilos de embalagem, quando o peso efetivo era 1,65 quilos”, conta o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

À Renascença, o inspetor-geral da ASAE revela que em causa estão, sobretudo, produtos alimentares. “Fizemos fiscalizações em cerca de três centenas de supermercados e hipermercados em todo o país, onde detetamos algumas situações de irregularidades que entram dentro do conceito da especulação objetiva – um desvio do preço entre o que está fixado e o preço de caixa que passa (mais alto)”.

Pedro Portugal Gaspar adianta que “o desvio entre o preço marcado e o que passa na caixa tem variações em alguns casos superiores a 55%”, sendo que em 85% destas situações foram registadas na área alimentar, enquanto as restantes em produtos de higiene.

ASAE está “em cima” dos super e hipermercados
DR

“Estamos a falar de produtos como arroz, cereais, massas e carne, mas o peso maior foi, de facto, no cabaz alimentar não diria básico, mas essencial.”

O inspetor-geral da ASAE diz que as operações de fiscalização vão continuar e também irão “aprofundar” para ver se houve não intenção ou se é uma simples negligência, pois como é um artigo de promoção, podia ainda não estar devidamente assinalada na caixa.

Últimas

Fundação Alstom promovem programa de empreendedorismo

Ajuda em Ação e Fundação Alstom promovem programa de...

IL solicita audiência urgente da ministra

IL solicita audiência urgente da ministra sobre parcerias com...

ASAE doa 400 artigos de vestuário e acessórios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no...

Férias Desportivas de Natal 2023: inscrições abertas de 28 de novembro a 13 de dezembro

As inscrições para as Férias Desportivas de Natal, promovidas...

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro:...
- Publicidade -

PSP apreendeu 79 armas e deteve duas pessoas

Operação "Armeiros em Segurança", realizada a nível nacional, resultou na apreensão de 79 armas, 71 das quais da classe D, onde se incluem as...

Governo vai financiar combustíveis na agricultura

Governo vai financiar combustíveis na agricultura. Após ter anunciado, há 15 dias, um investimento de 80 milhões de euros para substituir 2.500 tratores, com...

Presidente da República dissolve Parlamento e convoca eleições para 10 de março

Presidente da República dissolve Parlamento e convoca eleições para 10 de março. Anunciando eleições antecipadas para 10 de Março, o Presidente da República agradeceu...

Governo aumenta salário mínimo para 820 euros

Governo aumenta salário mínimo para 820 euros. Mesmo demissionário e debaixo de uma crise política, o Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros,...

Costa demite-se por causa do Lítio

António Costa apresentou a demissão do cargo de primeiro-ministro ao Presidente da República, que foi aceite por Marcelo. Esta crise política foi aberta pelas...

Incêndios florestais: 2023 foi o primeiro ano sem vítimas mortais

Incêndios florestais: 2023 foi o primeiro ano sem vítimas mortais. A mudança de comportamentos dos portugueses, o aumento de meios de combate, a capacitação...

ASAE comemorou o seu 18.º Aniversário em 3 de novembro

ASAE comemorou o seu 18.º Aniversário em 3 de novembro. No dia em quem se assinala o 18.º Aniversário da ASAE, o Ministro da Economia...

Norte e no Centro – 200 ocorrências entre as 00h00 e as 07h00

Norte e no Centro - 200 ocorrências entre as 00h00 e as 07h00. Entre as 00h00 e as 07h00 de hoje,  a Proteção Civil...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.