Segunda-feira,Maio 27, 2024
23.3 C
Castelo Branco

- Publicidade -

ASAE no terreno a fiscalizar preços de produtos essenciais

Estão em ação 38 brigadas da ASAE a fiscalizar os preços de venda pública dos bens essenciais nas cadeias de distribuição. Leite e produtos frescos são os que mais aumentaram tendo como referência a taxa de inflação nacional e na União Europeia.

Asae polícia fiscalização
Foto DR

Esta ação que está no terreno de Norte a Sul do país, visa detetar os preços em prateleira que estão acima da taxa de inflação em Portugal, que está nos 8,6%.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, afirma que há vários produtos à venda, como o leite e produtos lácteos, que estão com custos 50% acima da taxa de inflação, e outros estão mesmo acima dos 70%, nomeadamente produtos frescos como legumes, carne e peixe. Nestes casos trata-se da prática de crimes de especulação na venda aos consumidores.

asae polícia investigação
Foto DR

Segundo Nuno Fazenda, nos últimos meses a ASAE realizou 800 ações de fiscalização em todo o país, que resultaram em 40 processos-crime e 70 contra ordenações, com multas muito pesadas.

Com o aumento do custo de vida, são sobretudo os grandes grupos de distribuição, hipermercados e supermercados que praticam a especulação de preços ao público.

A tutela do setor garante que vai intensificar a fiscalização para combater o aproveitamento financeiro das grandes empresas de distribuição nestes tempos de crise que afecta sobretudo as famílias mais desfavorecidas.

- Publicidade -
Manuela Teixeira
Manuela Teixeira
Jornalista Durante 35 anos com experiência em rádio, imprensa escrita e web jornalismo. trabalhou no jornal, Público, rádio TSF, Expresso, 24 Horas e Correio da Manhã, entre outros OCS. Como repórter foi correspondente à guerra na Bósnia, Kosovo e Timor. Só faz jornalismo com verdade, rigor e isenção. "Se não for assim, não é jornalismo!”

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor