Segunda-feira,Maio 27, 2024
9.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Atividade cultural do município de Castelo Branco

1) TEATRO DAMAS DA NOITE
Uma Farsa de Elmano Sancho Sexta-feira, 28 de Abril – 21h30
Cine-Teatro Avenida – M/16
Bilhete: 5€

DR

Elmano Sancho evoca a conflituosa reviravolta de expectativas em torno do seu nascimento para levantar o véu de Damas da Noite: os pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cléopâtre, mas nasceu um menino. O encenador pretende assim dar vida a esse outro desejado de si mesmo, como se este fosse uma espécie de duplo e existisse numa realidade paralela que Damas da Noite encena. Para erguer essa figura ficcionada chamada Cléopâtre, Elmano Sancho imergiu no mundo fascinante e provocador do transformismo. Os artistas transformistas “vestem a pele de um outro, tentam ser um outro”. São “flores que abrem de noite”, intérpretes de uma transformação “pautada pela transgressão, o desconforto, a ambiguidade, a brutalidade dos corpos e a violência das emoções”. Através dessa interpretação paradoxal da diferença, Damas da Noite explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher, teatro e performance, tragédia e comédia, original e cópia, interior e exterior, dia e noite. Nesse jogo de relações, aposta-se a identidade como matéria fluida, “rimbaudiana”, revelando o outro que somos, o estrangeiro que albergamos.

Ficha Técnica: espaço cénico/set design Samantha Silva
desenho de luz/lighting design Alexandre Coelho
assistência de encenação/assistance direction Paulo Lage
produção executiva/executive production Nuno Pratas
interpretação/cast Elmano Sancho, Dennis Correia aka Lexa Black, Pedro Simões aka Filha da Mãe.

co-produção/co-produced by Casa das Artes de Famalicão, Culturproject, Loup Solitaire, Teatro Nacional D. Maria II, TNSJ. Apoio à circulação Direção-Geral Das Artes Outros apoios Parceiro Institucional – República Portuguesa/Ministério da Cultura, Deixa o Amor Passar dur. aprox./playing time 1h

2) MÚSICA BEIROANDO ENSEMBLE
Sábado, 29 de Abril – 21h30
Cine-Teatro Avenida- M/06
 Bilhete: 5€

DR

Este projeto musical foi criado na região da Beira Interior. Composto por elementos ligados a esta região quer pela naturalidade quer por várias atividades ali realizadas. O harmónio, a concertina, o acordeão, a viola beiroa, o violino, a guitarra e as percussões tradicionais. Trazem ao público músicas de outros tempos, numa viagem cronológica, inspirando-se no que permanece através da documentação escrita, mas também no legado da tradição oral e tendo como principal objetivo interpretar e reinventar temas e sonoridades que permanecem na memória coletiva.

- Publicidade -

Ficha técnica: Margarida Geraldes – voz
Pedro Rufino – produção musical, guitarra, vila beiroa e voz
André Oliveirinha – voz, gaita de foles, concertina e sanfona
António Supico – percussões e voz
Daniel Real – voz, guitarra e violino
Músicos convidados
João Ventura – bateria
João Amaral – baixo

Grupos convidados
Grupo de Cantares Irmãs Gravito – Lavacolhos
Grupo de Adufeiras de Penamacor
Grupo de Adufeiras do Rancho Folclórico de Monsanto

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor