Segunda-feira,Maio 27, 2024
9.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Aumentos da função pública pagos a 20 de maio, ‘cheque’ para famílias vulneráveis a 16 de maio

O aumento salarial intercalar da Função Pública será pago a partir de 20 de maio, estando prevista a correção do mecanismo de retenção, e o das famílias mais vulneráveis a 16 de maio. Os apoios às rendas e o da bonificação dos juros vão ser pagos em maio e junho, segundo calendário divulgado hoje pelo Ministro das Finanças, Fernando Medina.

Os apoios às rendas e o da bonificação dos juros vão ser pagos em maio e junho
DR

As datas foram avançadas durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito do requerimento protestativo apresentado pelo Chega sobre a medida do IVA zero do cabaz de alimentos definidos pelo Governo.

“O aumento extraordinário dos funcionários da administração pública será pago a partir de 20 de maio, com efeitos retroativos a janeiro deste ano, estando prevista a correção do mecanismo de retenção para os trabalhadores não serem prejudicados sobre esse acréscimo no mês”, afirmou.

Relativamente ao apoio às famílias mais vulneráveis, o ministro indicou que “os 30 euros por mês e 15 euros por criança terá data de pagamento a 16 de maio”.

Fernando Medina destacou ainda que a redução do IVA de bens alimentares para 0% entrará em vigor a 18 de abril, enquanto o apoio à produção agrícola durante o primeiro semestre, estando, contudo, dependente da Comissão Europeia.

Já os apoios às rendas vão começar a ser pagos em maio e o da bonificação dos juros em maio e junho, anunciou o ministro das Finanças, no Parlamento.

- Publicidade -

Fernando Medina indicou que o apoio às rendas “começará a ser pago no mês de maio”, tendo natureza retroativa a janeiro.

O apoio à bonificação de juros para as famílias que em situação de maior pressão relativamente à taxa de esforço “será pago entre os meses de maio e junho”, estando dependente de solicitação junto da instituição bancária.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor