Segunda-feira,Maio 27, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Azeitona galega recebe certificado europeu IGP esta quinta-feira

A azeitona galega da Beira Baixa vai receber o certificado de Indicação Geográfica Protegida (IGP) pela Comissão Europeia esta quinta-feira. A cerimónia vai decorrer no lagar Fio da Beira, naquele que é o maior olival da região, localizado na estrada nacional 112, que liga Castelo Branco a Oleiros.

Azeitona galega recebe certificado europeu IGP esta quinta-feira
DR

A certificação é o culminar de um processo com vários anos de duração conduzido pela Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), cuja decisão foi conhecida a 8 de março deste ano. A gestão da IGP fica a cargo da associação do setor do azeite albicastrense, que é também já responsável pelos azeites de Denominação de Origem Protegida (DOP) – Azeite da Beira Alta e Azeite da Beira Baixa.

Com esta certificação, “todos os produtores de Azeitona Galega da área geográfica abrangida – todas as freguesias dos concelhos da Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação, dispõem de um instrumento de valorização e comunicação desta azeitona de conserva, tipicamente portuguesa, perante os diferentes mercados”, salienta a APABI.

De acordo com a organização, no lagar estarão presentes o representante da Comissão Europeia, responsáveis de entidades como a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, o Inovcluster e o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, produtores e empresas de conserva.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor