12:51 | Terça-feira,Novembro 28, 2023
16.1 C
Castelo Branco

Beato suspende novos alojamentos locais

A freguesia do Beato, em Lisboa, tem hoje mais de cinco licenças de alojamento local por cada 200 fogos de habitação permanente, ultrapassando o rácio de 2,5%, pelo que a autorização de novos registos está suspensa, indicou a Câmara Municipal de Lisboa.

Freguesia lisboeta do Beato ultrapassa rácio de alojamento local e, por isso, estão suspensos novos registos. “Com esta atualização, passa a estar suspensa a emissão de licenças de alojamento local (AL) em 16 das 24 freguesias de Lisboa: Ajuda, Alcântara, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Beato, Belém, Campo de Ourique, Campolide, Estrela, Misericórdia, Parque das Nações, Penha de França, Santa Maria Maior, Santo António e São Vicente”, revela a autarquia alfacinha, em comunicado.

- Publicidade -
Beato suspende novos alojamentos locais
DR

A informação de que o Beato entrou para o grupo de freguesias de Lisboa onde a autorização de novos registos está suspensa foi avançada pelo jornal Diário de Notícias. Após questões da agência Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) informou que “a freguesia do Beato ultrapassou o rácio de 2,5% de AL definido pela suspensão atualmente em vigor na cidade de Lisboa” e, por isso, passam a estar suspensas as emissões de novos títulos de AL.

De acordo com a autarquia, passaram a existir na freguesia do Beato “mais de cinco licenças de AL por cada 200 fogos de habitação permanente, o que significa que não podem ser atribuídos novos títulos de exploração”.

A suspensão de novos registos de AL nas freguesias onde se verifique um rácio entre o número de estabelecimentos de alojamento local e o número de fogos de habitação permanente igual ou superior a 2,5% entrou em vigor em 15 de abril de 2022, com duração prevista de pelo menos seis meses, mas o período de vigência foi prorrogado, por duas vezes, vigorando até à aprovação da alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local.

Proposta pelos vereadores de PS, BE e Livre na CML, a medida foi sempre aprovada com os votos contra dos eleitos da coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), que governam sem maioria absoluta, sob presidência do social-democrata Carlos Moedas.

Excesso de Alojamento Local

Atualmente, as freguesias com um maior rácio são Santa Maria Maior, com 67%; Misericórdia, com 50,3%; Santo António, com 24,4%; São Vicente, com 19,1%; e Arroios, com 13,3%.

- Publicidade -

As restantes 11 freguesias onde se aplica a suspensão de novos registos de AL têm um rácio inferior a 10%, nomeadamente Estrela (8,8%), Avenidas Novas (7%), Alcântara (6%), Campo de Ourique (5,4%), Parque das Nações (4,9%), Penha de França (4,9%), Ajuda (3,9%), Belém (3,9%), Areeiro (2,9%), Beato (2,8%) e Campolide (2,7%), segundos dados da CML.

Em 19 de abril, a Câmara de Lisboa aprovou a proposta dos vereadores da oposição, apresentada em alternativa à da vereadora do Urbanismo, para que antes da alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL) seja aprovada a Carta Municipal de Habitação.

A proposta da vereadora do Urbanismo, Joana Almeida (independente eleita pela coligação “Novos Tempos” PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), que fica adiada até que seja viabilizada a Carta Municipal de Habitação, pretendia submeter a consulta pública, “pelo período de 30 dias úteis”, o projeto de alteração do RMAL, que apresenta novos rácios para as áreas de contenção absoluta e relativa.

Os novos rácios iriam resultar num novo mapa, com proibição de novos registos de AL em cinco das 24 freguesias da cidade, bem como a limitação de licenças em três freguesias e em 19 bairros de outras nove freguesias, segundo o projeto proposto pela vereadora do Urbanismo.

Implicações do pacote Habitação Mais

Sobre o impacto das medidas do programa do Governo Mais Habitação na alteração do RMAL, a CML referiu: “Apesar de o Governo ter optado por não ouvir os municípios na preparação do pacote Mais Habitação, que tem impacto significativo no AL, sabemos a importância de ajustar o RMAL à realidade atual da cidade de Lisboa”.

“Mantemos o foco na alteração do RMAL para adaptar as regras municipais para a atividade do AL à situação atual, sempre numa lógica de equilíbrio, com reforço da fiscalização e sem suspensões ou proibições arbitrárias”, reforçou a câmara, em resposta escrita à Lusa.

Sob proposta do Governo, o parlamento aprovou, apenas com os votos a favor do PS (partido que tem maioria absoluta), que as novas licenças de AL vão ser suspensas até 31 de dezembro de 2030, em todo o território nacional, com exceção de cerca de 200 concelhos e freguesias do interior, e que os registos emitidos à data de entrada em vigor das novas regras caduquem a 31 de dezembro de 2030, sendo, a partir daí, renováveis por cinco anos.

Últimas

IL solicita audiência urgente da ministra

IL solicita audiência urgente da ministra sobre parcerias com...

ASAE doa 400 artigos de vestuário e acessórios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no...

Férias Desportivas de Natal 2023: inscrições abertas de 28 de novembro a 13 de dezembro

As inscrições para as Férias Desportivas de Natal, promovidas...

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro:...

Milhares manifestam-se em Lisboa contra violência sobre mulheres 

Milhares manifestam-se em Lisboa contra violência sobre mulheres. O...
- Publicidade -

Férias Desportivas de Natal 2023: inscrições abertas de 28 de novembro a 13 de dezembro

As inscrições para as Férias Desportivas de Natal, promovidas pelo Município de Vila de Rei para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos,...

Docente da UBI curador de exposição em Nova Iorque

Docente da UBI curador de exposição em Nova Iorque. A mostra, organizada por Pedro Gadanho, dá a conhecer as práticas arquitetónicas emergentes em Portugal...

Campanha do Sorteio de Natal, com 2.500€ em prémios, arranca a 1 de dezembro

O Sorteio de Natal “No Centro de Portugal, faça as suas compras no Comércio Local” vai voltar a marcar a época natalícia no Concelho...

Covilhã vai “produzir” diamantes 

Uma empresa de capital indiano planeia investir numa fábrica de diamantes na Covilhã. Num primeiro investimento de 96 milhões de euros, vai instalar 72...

Feira do Livro regressa à Biblioteca Municipal de Penamacor

Feira do Livro regressa à Biblioteca Municipal de Penamacor. A Biblioteca Municipal de Penamacor dinamiza, uma vez mais, a Feira do Livro que vai...

Escola de Música de Vila de Rei prepara início de ano letivo 

A Escola de Música de Vila de Rei vai iniciar o seu ano curricular 2023/2024, com o início das aulas a estar marcado para...

Mestre em Cinema pela UBI conquista três prémios no DocLisboa

Mestre em Cinema pela UBI conquista três prémios no DocLisboa. “Melusinas à Margem do Rio”, da realizadora diplomada no Mestrado em Cinema pela Universidade...

 Município lança novo Concurso público para construção de 30 fogos de habitação a custos acessíveis 

Município lança novo Concurso público para construção de 30 fogos de habitação a custos acessíveis. Foi publicado em Diário da República, a 20 de...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.