Segunda-feira,Maio 27, 2024
9.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Castelo Branco comemora 252 anos de elevação a cidade com homenagem ao General Ramalho Eanes

Castelo Branco comemora hoje o 252.º aniversário de elevação à categoria de cidade, com um programa que se prolonga por dois dias.

Castelo Branco comemora 252 anos de elevação a cidade com homenagem ao General Ramalho Eanes
DR

Hoje destaca-se uma homenagem ao General Ramalho Eanes, que será recebido na Câmara Municipal pelas 15H e que verá o seu nome ser atribuído a uma avenida da cidade albicastrense.

No âmbito das comemorações, também se realizarão diversas iniciativas envolvendo a cidade inglesa de Manchester. A delegação de Manchester estará em Castelo Branco até 22 de Março e integra a presidente da Câmara, o Coro de Manchester, a representante de uma das universidades de Manchester e o dean e o encarregado de negócios da Catedral de Manchester, aos quais se juntará ainda o Cônsul Português em Manchester.

A sessão solene comemorativa dos 252 anos da cidade realizou-se a partir das 10h30, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco. Para além das intervenções, foi assinado um protocolo entre Castelo Branco e Manchester. “Castelo Branco tem 52 mil habitantes. Manchester tem 441 mil habitantes. É muito relevante a disponibilidade de uma cidade com a dimensão de Manchester para esta colaboração”, sublinhou o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues.

Foi também inaugurado o Study Work Center, “uma sala de estudo que funcionará 24 horas por dia, onde está o Cybercentro, e que terá um espaço direcionado para os alunos de música, com pequenos estúdios/cabines.”, salientou o autarca, acrescentando que “vem complementar o que a Associação Académica tem na residência de estudantes”, no âmbito da “reafectação do Cybercentro, dando-lhe outras funções”.

À tarde, a partir das 15 horas, no Salão dos Paços do Concelho, decorre a receção e homenagem do General Ramalho Eanes, seguindo-se, às 16 horas, o descerramento da placa de inauguração da Avenida General António Ramalho Eanes, que respeita à ligação entre a Praça Rainha Dona Leonor e a Rotunda do Milénio, um troço que não tem designação mas é conhecido como Avenida das Palmeiras.

- Publicidade -

No âmbito dos 252 anos de Castelo Branco, entre 18 e 24 de março, a entrada nos museus é gratuita.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor