Segunda-feira,Maio 27, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

CGD anuncia apoio a famílias com dificuldades em pagar a prestação da casa

O banco público vai cortar o spread do empréstimo a famílias que encaixem no crédito bonificado. O apoio será temporário e vai entrar em vigor no segundo semestre deste ano.

spread
DR

Segundo informação veiculada pela SIC Notícias, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai avançar com um apoio para as famílias que estejam com dificuldades em pagar a prestação da casa. O banco público vai cortar o spread do empréstimo pago por esses clientes, com uma redução de 50 pontos base no crédito à habitação.

A ajuda destina-se às famílias que se enquadrem no crédito bonificado – o novo decreto-lei do Governo para mitigar o aumento do custo de vida. O apoio será temporário e vai entrar em vigor no segundo semestre de 2023.

A notícia veio do presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, que afirmou no CEO Banking Forum, um espaço de debate promovido pela SIC e pelo Expresso e que juntou os líderes dos principais bancos nacionais, que “às pessoas em condições mais frágeis, aproveitando o enquadramento definido para o crédito bonificado, iremos fazer uma revisão [do spread do empréstimo à habitação], analisando caso a caso”.

A bonificação destina-se a famílias com créditos à habitação até 250 mil euros, celebrados até 15 de março de 2023, e que apresentem uma taxa de esforço igual ou superior a 35% do seu rendimento anual com o valor das prestações anuais do crédito, tendo também em conta o rendimento das famílias e estando apenas disponível para famílias com rendimentos até ao sexto escalão de IRS.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor