09:46 | Quarta-feira,Novembro 29, 2023
16.7 C
Castelo Branco

Christina Koch vai ser a primeira mulher a voar em volta da lua

Christina Hammock Koch, Jeremy Hanson, Victor Glover e Reid Wiseman são os quatro astronautas que formam a tripulação da Artemis II, a missão espacial que levará a tripulação para uma viagem à volta da Lua em novembro de 2024. O anúncio ficou marcado também pela parceria entre os Estados Unidos e o Canadá, sendo que um dos astronautas pertence à Agência Espacial Canadiana, o que demonstra o empenho da agência nas parcerias internacionais através do programa Artemis.

Christina Koch vai ser a primeira mulher a voar em volta da lua
DR

A bordo da nave Orion da NASA, a missão Artemis II é o primeiro teste de voo tripulado que marca o regresso da humanidade à Lua, desde 1972, desta vez a pensar numa presença a longo prazo.

- Publicidade -

A NASA quer levar astronautas para a superfície lunar na Artemis III, que deverá acontecer no final de 2025. Depois de cumprir as três primeiras fases, a agência especial norte-americana tenciona avançar com mais missões, que incluem o desenvolvimento da estação espacial Gateway, começando com a Artemis IV, em 2027, onde a SpaceX terá um papel de relevo.

Desde que aceitou o desafio de acelerar os planos em mais de quatro anos e estabelecer uma exploração sustentável até o final da década, a NASA ganhou impulso para enviar novamente humanos à Lua.

O administrador da NASA Jim Bridenstine elogia este esforço: “Com o apoio bipartidário do Congresso, este nosso impulso neste século XXI, até à Lua está novamente ao alcance da América”.

“Conforme solidificamos os nossos planos de exploração nos últimos meses, continuamos a apurar os nossos orçamentos e arquitetura. Estamos de volta à Lua em busca de descobertas científicas, benefícios económicos e inspiração para uma nova geração de exploradores. À medida que construímos uma presença sustentável, também vamos criando impulso para realizar os primeiros passos humanos no Planeta Vermelho”, acrescentou.

Um discurso que surge num período em que a NASA apresenta a evolução da missão Artemis, até agora, e identifica as principais missões científicas, tecnológicas e humanas, bem como as parcerias comerciais e internacionais que vão garantir, de acordo com a agência, a liderança na exploração e alcançar a ambiciosa meta de pousar astronautas na Lua.

Com o avançar do tempo, o cronograma da missão mostra agora que o lançamento da missão Artemis II está em pleno andamento, sem atrasos e em velocidade cruzeiro

- Publicidade -

A missão Artemis II é o primeiro teste de voo da tripulação no caminho para estabelecer uma presença científica e humana a longo prazo na superfície lunar, depois do bem sucedido teste de voo Artemis I, que lançou a cápsula espacial numa viagem solitária de 2,25 milhões de quilómetros até à Lua e em redor dela.

A missão não tripulada serviu para testar sistemas antes dos voos com astronautas.

Nesta próxima missão Artemis, o sistema de lançamento vai voltar a incidir no poderoso novo foguete da agência, o Sistema de Lançamento Espacial (SLS), onde encaixará a cápsula espacial Orion.

O lançador ainda em fase de montagem, e sem a cápsula, vai passar ainda por uma série final de testes que culminarão num teste crítico de fogo quente, no próximo outono.

A ser bem-sucedido, o estágio principal será enviado para o Kennedy Space Center da agência, na Florida, para integração da Orion. A NASA espera lançar o SLS e a Orion na missão Artemis II, com tripulação, até ao final de 2023.

A NASA diz estar a fazer tudo para que, em 2024, a missão Artemis III seja uma realidade, com o retorno da humanidade à superfície da Lua – pousando os primeiros astronautas no Pólo Sul lunar.

Após o lançamento no SLS, os astronautas vão viajar cerca de 386 mil quilómetros, até à órbita lunar, a bordo do Orion. Posteriormente, embarcarão num dos novos módulos lunares comerciais, que estão a ser desenvolvidos por parcerias privadas.

Se tudo correr como previsto, a Lua voltará a ter a presença de dois seres humanos, uma mulher e um homem, após uma ausência que dura já há 53 anos.

Últimas

Prisão domiciliária para um dos 19 detidos na “Operação Gota D´água”

Um dos 19 arguidos detidos, na semana passada, na...

Polícia Marítima é o primeiro órgão de polícia criminal a receber bodycams

Hoje, terça feira, o Governo vai entregar câmaras portáteis,...

PJ alerta para a criação de grupos no WhatsApp com pornografia de menores

PJ alerta para a criação de grupos no WhatsApp...

Estudantes da ESART-IPCB na Bulgária

Estudantes da ESART-IPCB na Bulgária: The Tradition and Modernity,...

Fundação Alstom promovem programa de empreendedorismo

Ajuda em Ação e Fundação Alstom promovem programa de...
- Publicidade -

A guerra esquecida – SUDÃO

O Sudão está em guerra há meses, mas o mundo parece não reparar nisso. Desde 15 de Abril que os combates entre o exército...

Incêndio em discoteca espanhola faz 13 mortes

O número de mortos no incêndio da discoteca espanhola Teatre, na zona de Atalaias, em Múrcia, que afetou vários locais, subiu para 13 e...

Artistas portuguesas na 32ª Fira Mediterrània Manresa

Artistas portugueses, a fadista Sara Correia, o duo Fado Bicha, a cantautora Ana Lua Caiano e Pongo atuam no próximo mês em Barcelona, na...

Pedro Sánchez convicto de recondução como Primeiro-ministro

O ainda Primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, está convicto que o Rei Filipe VI o vai convidar para formar Governo, depois do líder do PP,...

Estrutura de madeira com meio milhão de anos descoberta

Foi descoberto no sítio das cataratas do rio Kalambo,  na Zâmbia, por um grupo de arqueólogos, a estrutura de madeira mais antiga. Com 476...

Corpos Continuam A Dar À Costa Na Líbia

Os números oficiais das cheias na Líbia apontam, para já, para 11.300 mortos — mas as autoridades temem que o número de vítimas mortais...

Congresso do México Apresenta Restos Mortais de Seres “Não Humanos”

Foram apresentados, dia 12, na primeira audiência pública do Congresso do México sobre Fenómenos Anómalos Não Identificados (UAPs), também conhecidos como OVNIs, os restos...

Dois Feridos Portugueses no Sismo de Marrocos

Há dois feridos portugueses, um pai e uma criança, na sequência do sismo registado sexta-feira em Marrocos. Entretanto, um avião da Força Aérea Portuguesa...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.