Quinta-feira,Abril 18, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Cláudia Belchior Eleita Presidente da European Theatre Convention

Durante a Conferência Internacional da European Theatre Convention (ETC) realizada em Timisoara, na Romênia, no último fim-de-semana, Cláudia Belchior, assessora artística do Centro Cultural de Belém (CCB), foi eleita presidente da renomada rede. A notícia foi anunciada pela própria organização internacional.

Cláudia Belchior Eleita Presidente da European Theatre Convention
Leonardo Negrão / Global Imagens

A ETC, a maior rede de teatros com financiamento público na Europa, que conecta 64 membros de 31 países, agora terá Cláudia Belchior liderando o conselho. A eleição ocorreu em um momento crucial, enquanto a organização se esforça para impulsionar uma nova visão estratégica para o ano de 2030, conforme destacado na página inicial do site oficial da ETC.

Cláudia Belchior, que desempenhou o cargo de presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II de julho de 2015 a junho de 2022, possui uma sólida formação académica em História pela Universidade Nova de Lisboa. Além disso, ela já foi membro da direção e tesoureira da ETC, desempenhando atualmente o papel de assessora artística na Fundação CCB.

Ao longo de sua carreira, Belchior ocupou diversas posições de destaque, incluindo diretora do Centro de Artes Performativas do CCB, diretora adjunta de Planeamento e Orçamento do CCB, e diretora de produção da Fundação Calouste Gulbenkian.

O comunicado da ETC destaca a vasta experiência de Belchior, que inclui oito anos como presidente do Teatro Nacional D. Maria II, o maior teatro de Portugal. Durante seu mandato, supervisionou uma remodelação do edifício no valor de dez milhões de euros e estabeleceu o quadro estratégico que sustenta o programa ‘Odisseia Nacional’.

A eleição de Cláudia Belchior ocorreu no último sábado. Em um comunicado emitido pelo CCB sobre a escolha de sua assessora, a instituição lembra que faz parte da ETC desde o ano passado.

- Publicidade -

Fundada em 1988, a ETC possui 64 membros distribuídos por 31 países europeus. O seu propósito é organizar atividades para fomentar um novo teatro, apoiar e advogar pelo setor teatral europeu no contexto político. A ETC promove o teatro europeu como uma plataforma essencial para o diálogo, a democracia e a interação, respondendo, refletindo e envolvendo diversos públicos e sociedades em constante transformação, conforme destacado no comunicado do CCB.

A cidade de Timisoara teve a honra de sediar a Conferência Internacional da ETC como parte de suas iniciativas para ser a Capital Europeia da Cultura em 2023.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

16.04.2024