Diocese de Coimbra Alerta para Fraude em Perfil Falso do Bispo nas Redes Sociais
A Diocese de Coimbra emitiu esta terça feira um alerta acerca de um perfil falso no Facebook que se fazia passar pelo bispo Virgílio Antunes, numa tentativa de enganar pessoas naquela rede social. Segundo declarou à agência Lusa o vigário-geral da Diocese, Manuel Ferrão, o falso perfil foi identificado depois de várias pessoas terem recebido pedidos de amizade e, posteriormente, solicitações de apoio financeiro, supostamente para campanhas solidárias.
Em comunicado enviado à Lusa, a Diocese esclareceu que Virgílio Antunes “não tem qualquer perfil, nem no Facebook nem em qualquer outra rede social”, e pediu que se rejeitem quaisquer pedidos de amizade ou solicitações financeiras feitos em seu nome.
De acordo com o vigário-geral, o caso foi reportado à Diocese na segunda-feira, quando começaram a surgir denúncias de pessoas que haviam recebido mensagens do perfil fraudulento, solicitando quantias de dinheiro. A situação causou desconfiança entre os contactos do perfil falso devido ao tom suspeito das mensagens, que apresentavam erros na linguagem e até exigiam comprovativos de transferência bancária.
Embora até ao momento não haja indícios de que algum utilizador tenha efetivamente enviado dinheiro ao autor do perfil falso, a Diocese já apresentou uma queixa à Polícia Judiciária, que investigará o caso.