Segunda-feira,Maio 27, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Confirmada visita do Papa Francisco a Portugal na Jornada Mundial da Juventude, em agosto, e no dia 5 vai ao santuário de Fátima

A Presidência da República confirmou esta segunda-feira que o Papa Francisco visitará Portugal, entre 2 e 6 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude 2023, que se realiza em Lisboa, estando prevista a sua deslocação ao Santuário de Fátima, provavelmente a 05 de agosto.

Confirmada visita do Papa Francisco a Portugal na Jornada Mundial da Juventude, em agosto, e no dia 5 vai ao santuário de Fátima
DR

O Presidente da República assinala “o caráter singular da realização da Jornada Mundial da Juventude no nosso País, sublinhando a importância da visita a Portugal de Sua Santidade o Papa Francisco, momento único e indelével na nossa vida coletiva.

O Papa tem estado muito ativo junto da juventude, como um ensaio para a Jornada da Juventude de Lisboa. Este último sábado, foi a um encontro com jovens crismados e crismandos da Arquidiocese de Génova, Itália,  Francisco chegou em papamóvel à Praça de Santa Marta, junto da sua residência. Os jovens, de mais de 70 paróquias, fizeram uma visita ao interior do Estado da Cidade do Vaticano.

Nas palavras de Francisco destacou os valores do cristão e disse que as pessoas maledicentes “são pessoas que perdem a sua dignidade”. Aos jovens apelou à paz interior para evitar os conflitos na relação de uns com os outros. Salientou ainda que há muita coisa boa e bonita para fazerem, em vez de promoverem brigas. 

“Conhecer as coisas, passear, ir aos jardins, tantas coisas bonitas. E, acima de tudo, sejam unidos, não briguem entre vocês. Vocês sabem quem inventou a briga?”, perguntou-lhes o Papa, tendo os jovens respondido “o demónio”. Falar mal dos outros. Falar mal é uma coisa feia, uma coisa muito feia. E as pessoas que falam mal dos outros são pessoas que perdem a sua dignidade, porque estão no negócio de sujar os outros. Caluniar é sujar os outros”, insistiu.

Do programa da Jornada Mundial da Juventude, as novidades vão surgindo. Na passada sexta-feira, a maestrina Joana Carneiro aceitou o convite para dirigir a Orquestra e o Coro da JMJ em Lisboa.

- Publicidade -
Confirmada visita do Papa Francisco a Portugal na Jornada Mundial da Juventude, em agosto, e no dia 5 vai ao santuário de Fátima
DR

Tendo já participado em outras edições da Jornada Mundial da Juventude como peregrina, a maestrina relembra que participar neste evento “é um momento muito importante da vida das pessoas jovens e não jovens”. Joana Carneiro participou, pela primeira vez, na JMJ Paris 1997 e guarda a memória “de sentir uma unidade e um sentimento de comunidade muito profundo”.

“A Jornada Mundial da Juventude tem este objetivo de comunhão e partilha, de conhecer outras pessoas, de partilhar aquilo que nós somos, aquilo que nós sabemos, o que sentimos, o que rezamos, o que pensamos, o que nos aflige, com pessoas de todo o mundo”, referiu.

Sem adiantar ainda muito sobre a produção musical, Joana Carneiro revelou  que haverá momentos em que “alguns solistas estarão presentes, o agrupamento instrumental é mais pequeno, dependendo das circunstâncias”. Além disso, ao longo da JMJ Lisboa 2023 “vão ser apresentadas músicas de várias tradições, com vozes mais recentes, vozes do nosso mundo contemporâneo, vozes de um mundo menos contemporânea e vai ser um momento em que sentimos muito a presença da música ao longo dos tempos”, destacou a maestrina portuguesa. 

- Publicidade -
Manuela Teixeira
Manuela Teixeira
Jornalista Durante 35 anos com experiência em rádio, imprensa escrita e web jornalismo. trabalhou no jornal, Público, rádio TSF, Expresso, 24 Horas e Correio da Manhã, entre outros OCS. Como repórter foi correspondente à guerra na Bósnia, Kosovo e Timor. Só faz jornalismo com verdade, rigor e isenção. "Se não for assim, não é jornalismo!”

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor