Em uma reunião em Bruxelas, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebraram o início de uma “parceria forte” entre as instituições europeias, sublinhando o compromisso com um futuro melhor para a União Europeia (UE).
Ambos destacaram que, embora os desafios à frente não sejam fáceis, a União Europeia pode esperar avanços significativos nas áreas do emprego, ambiente e defesa. “Os europeus podem esperar resultados: bons empregos, um ambiente saudável e uma defesa mais robusta”, afirmaram os dois líderes na sua comunicação conjunta na rede social X (antigo Twitter).
A publicação acompanhada de fotografias do encontro de Costa com von der Leyen e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, no Parque Leopoldo, em Bruxelas, refletiu o tom positivo do encontro, evidenciando a união entre as principais figuras da UE para enfrentar os desafios que se aproximam.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, começou o seu mandato no passado domingo, com uma deslocação a Kiev, acompanhado pela Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, e pela nova comissária do Alargamento, Marta Kos. A visita teve como objetivo reforçar o apoio europeu à Ucrânia, que está a enfrentar uma invasão russa há quase três anos.
Costa, o primeiro português a ocupar o cargo de presidente do Conselho Europeu, terá um mandato até 31 de maio de 2027, durante o qual pretende tornar a instituição mais eficaz e promover a unidade entre os 27 Estados-membros da UE. Ele sucedeu ao belga Charles Michel, que esteve à frente da instituição desde 2019.
Com a experiência adquirida enquanto primeiro-ministro de Portugal, Costa estará agora focado em identificar pontos de convergência e promover compromissos entre os diferentes países da União Europeia.