Domingo,Maio 26, 2024
19.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Covilhã: Alunos da UBI conquistam o 4.º lugar na Shell Eco-marathon

Os alunos da equipa da Universidade da Beira Interior – UBICar Team – alcançaram o quarto lugar na Shell Eco-Marathon, o melhor resultado conseguido com o seu atual veículo, que começou a ser desenvolvido em 2019. A competir na categoria Urban Concept, com um motor de combustão interna, fizeram a marca de 154,1 quilómetros com um litro de gasolina.

Covilhã: Alunos da UBI conquistam o 4.º lugar na Shell Eco-marathon
DR

A Shell Eco-Marathon decorreu no circuito Paul Armagnac, em França, entre os dias 20 e 25 de maio, sendo um dos principais programas de competição de eficiência energética do mundo, onde os alunos são desafiados a projetar, construir e testar veículos com elevada eficiência energética, ampliando os limites do que é tecnicamente possível.

De acordo com uma nota divulgada pela academia covilhanense, o UBIAN, designação do veículo, foi totalmente projetado e construído por alunos, investigadores e docentes da UBI, nas instalações da Universidade. O desenvolvimento do atual modelo do UBIAN começou a ser desenhado no início de 2016, tendo a sua construção terminado em 2018. Este foi o primeiro carro da equipa maioritariamente construído utilizando os equipamentos do FABLAB da UBI, que garantem precisão e excelência nos resultados.

“Apesar de alguns contratempos devido a problemas de fiabilidade a equipa irá continuar a melhorar o veículo com vista à construção de um carro novo onde serão incorporados os melhoramentos conseguidos através de resultados adquiridos tanto em pista como em desenvolvimento e pesquisa por parte dos alunos constituintes da UBICar Team”, refere a formação da UBI.

A primeira apresentação do UBIAN foi no ano de 2019, tendo competido em Londres e conseguido uma marca de 74km/litro de combustível. Em 2022, o circuito TT Circuit Assen foi o palco da competição, onde a equipa covilhanense não conseguiu passar a fase das “technical inspections”, que impediu a UBICar Team de levar o carro para a pista, a fim de conseguir uma marca.

A UBICar Team teve a sua estreia na Shell Eco-marathon, em 2000, na categoria de Protótipo, e, em 2008, na categoria de Urban Concept. Ao longo destes anos, já arrecadou vários galardões, tais como o prémio de “Fraternité Professionelle” e melhor design, no ano 2000, em Bruxelas. Ficou em primeiro lugar na “Madrid Ecocity”, em 2011, e, em 2012, alcançou o primeiro lugar no prémio na “National Geographic People’s Choice Competition”. No ano seguinte, conquistou um terceiro lugar e a melhor classificação conseguida em pista, com 234km/l, ambos em Roterdão.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor