Quinta-feira,Abril 18, 2024
13.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Descoberta Sensacional: Nova Espécie de Orquídea ‘Calanthe yingjiangensis’ Surpreende Pesquisadores no Sul da China

Uma expedição botânica na pitoresca província chinesa de Yunnan, situada no sul do país, revelou uma emocionante descoberta para a comunidade científica: uma nova espécie de orquídea que recebeu o nome de ‘Calanthe yingjiangensis’. Esta revelação extraordinária ocorreu na Reserva Natural de Tongbiguan, quando pesquisadores locais, juntamente com acadêmicos da renomada Universidade Agrícola e Florestal de Fujian, realizaram um minucioso levantamento de plantas na região.

Os detalhes desta descoberta inédita foram recentemente publicados na Phytotaxa, uma das principais revistas do mundo dedicada à taxonomia botânica. A equipe de especialistas conduziu uma análise abrangente, combinando estudos morfológicos e moleculares, que culminaram na conclusão de que a ‘Calanthe yingjiangensis’ é uma espécie até então desconhecida do gênero ‘calanthe’, pertencente à vasta família das orquídeas.

Segundo informações divulgadas pela agência Efe, a planta surpreende os estudiosos por sua semelhança com a ‘Calanthe puberula’, porém, se diferencia notavelmente pelo lóbulo intermédio que exibe uma mancha amarela elíptica próxima à base da coluna, acompanhada por quatro veias púrpuras distintas.

O artigo científico, disponível no portal da revista desde o dia 14 deste mês, revela que a ‘Calanthe yingjiangensis’ foi localizada exclusivamente em áreas de vegetação rasteira, em altitudes variando entre 1.600 e 1.800 metros acima do nível médio do mar. O registro desta espécie até o momento limita-se ao condado de Yingjiang, na província de Yunnan, proporcionando um fascinante vislumbre da biodiversidade ainda desconhecida em um dos ecossistemas mais intrigantes do sul da China. Este achado reforça a importância contínua da preservação de habitats naturais e da pesquisa científica na busca por desvendar os segredos ocultos da flora global.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

16.04.2024