Jacques Rodrigues, patrão da Impala, grupo de comunicação social que detém títulos como Nova Gente, Maria ou TV / Dias, foi detido esta quinta-feira por fraude que ronda os cem milhões de euros.
O seu filho, Jacques Gil Rodrigues, um administrador da Impala, e um administrador de insolvência também foram detidos. São suspeitos de burla qualificada, corrupção e insolvência dolosa.
Em comunicado, a Polícia Judiciária informa que a operação em causa, designada «Última Edição», resultou de uma investigação criminal cujo objeto visa “um plano criminoso traçado para, entre o mais, ocultar a dissipação de património, através da adulteração de elementos contabilísticos de diversas empresas, em claro prejuízo de diversos credores, entre os quais trabalhadores, fornecedores e o Estado, estando reconhecidos créditos num valor total de cerca de 100.000.000,00€ (cem milhões de euros).
Acresce a forte indiciação do desvio de valores com origem nas estruturas societárias, para fora do território nacional, num montante global que ascenderá a largas dezenas de milhares de euros”
As buscas realizadas visaram a recolha de elementos probatórios de diversa natureza, tendentes ao esclarecimento dos factos objeto de inquérito.
Os detidos serão presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Sintra, para realização do primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos, visando a aplicação de medidas de coação tidas por adequadas.