A licença foi concedida à Herdade Pimenta, em Évora, para reutilizar a água da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) São Miguel de Machede na rega das suas vinhas e oliveiras, num projeto-piloto com a Águas Vale do Tejo.
A Águas do Vale do Tejo (AdVT) recebeu a primeira licença de produção de água para reutilização na ETAR São Miguel de Machede, em Évora, informou hoje a empresa.
A Agência Portuguesa do Ambiente concedeu também à Herdade Pimenta a licença de utilização desta água, refere a nota divulgada.
A Herdade Pimenta é uma empresa familiar, situada no Alentejo, entre Évora e Redondo, que explora mais de 300 hectares de vinha e produz cerca de seis milhões de garrafas por ano, exportando 70% para mais de 30 países em todo o mundo. Também produz azeite.
“Em 2017, a AdVT iniciou um projeto-piloto, em conjunto com a Herdade Pimenta S.A., com o objetivo de reutilizar a água da ETAR São Miguel de Machede na rega das suas vinhas e oliveiras e fazer face à escassez de água nessa região em seca”, refere a nota.
A licença de produção de água para reutilização para a ETAR São Miguel de Machede para rega agrícola foi emitida em 01 de junho, com os pareceres favoráveis da Administração Regional de Saúde do Alentejo e da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Alentejo.
Esta licença contempla o caudal tratado na ETAR e pressupõe um conjunto de condições, como um Plano de Monitorização e uma Avaliação de Risco.
“Este projeto-piloto […] conseguiu juntar duas áreas distintas (vinicultura e utilização de águas residuais tratadas) numa solução conjunta de economia circular, que pode vir a ser implementada, futuramente, em outros locais, nomeadamente em outras zonas do Alentejo ou área de atuação da AdVT”, segundo a empresa.
A AdVT é responsável pela gestão de cerca de 40% das ETAR do Grupo Águas de Portugal.