Domingo,Maio 26, 2024
19.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Erdogan em todo o lado

Enviada especial à Turquia


Istambul 10 maio – a poucos dias das eleições presidenciais e legislativas turcas, os dois principais candidatos estão muito próximos, e os comícios de rua multiplicam- se. Embora Erdogan esteja, em termos de campanha eleitoral, em posição superior, com cartazes e propaganda por todo o lado, o seu rival tem em algumas sondagens superado.

Esta semana Erdogan fez um comício que reuniu em Istambul 1.700.000 pessoas. A televisão, nota-se, mostra muito mais o atual presidente do que o seu opositor, Kemal kilicdarogklu. Erdogan, há 20 anos no poder e apoiado pelo partido Apk, usa como símbolo a mesma bandeira igual à bandeira nacional, como fez Bolsonaro no Brasil. Em Istambul o presidente da Câmara que é apoiante de Kemal, foi também em comício idêntico, insultado num incidente que provocou nove feridos. Istambul é uma das cidades mais populosas da Europa, com mais de 14 milhões de habitantes.

 Erdogan em todo o lado
Foto: Otília Leitão

Nestes dias de campanha, a cidade, de trânsito habitualmente caótico, fica um pandemónio. Chega-se a estar mais de três horas no trânsito, parado, com motas dos vendedores de pizzas, de rosas, de água e outros objectos, a passar pelo meio.

 Erdogan em todo o lado
Foto: Otília Leitão

Sendo uma cidade de grande beleza, está cheia de turistas que procuram conhecer esta especificidade euroasiática. Aqui tudo convive ao mesmo tempo: o passado, o presente e o futuro. Entre as muitas e belas mesquitas, palacetes sumptuosos, erguem-se modernos e gigantes edifícios em vidro, sem perder o castiço hábito de proteção dos gatos que andam por todo o lado. No interior dos bairros, vive-se pobre e trabalha-se muito.

 Erdogan em todo o lado Erdogan em todo o lado

Muitas pessoas anseiam por mudanças e, quando nos hotéis, restaurantes e vendas de rua, questionamos a situação, dizem que têm agora muita Esperança na mudança. Será, contudo, complexa, dizem, para um país reprimido, com garras do poder por todas as estruturas, com muitos presos políticos, com pouca abertura ou nenhuma às mudanças sociais. Por exemplo, Erdogan tem feito uma campanha contra os gays e lésbicas.

- Publicidade -

Uma curiosidade é que se encontram muitos homens que gostam do jogador português Ronaldo e do treinador Jorge Jesus. Até encontrámos um lojista que tinha tatuado num braço o nome de Figo e Nani.

 

 

- Publicidade -
Otília Leitão
Otília Leitão
Doutorada em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL (2021), Mestre em Comunicação, Media e Justiça Universidade Nova de Lisboa ( 2010-2012). Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Menção jurídico políticas). Curso de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (sistema e-learning) Instituto Camões.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Vinho da Talha

Bacalhau Frito

Plágio