Domingo,Maio 26, 2024
19.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Escultura de um manguito foi instalada em frente a Belém

A escultura “Manguito” do artista Carlos Oliveira, um símbolo de “descontentamento e indignação” foi instalada esta segunda-feira na entrada do Palácio Nacional de Belém, noticiou a TSF.

Escultura de um manguito foi instalada em frente a Belém
DR

Sem cor política e a favor dos direitos humanos, o Manguito é a representação da voz popular, de quem sofre com as indecisões políticas. O artista encontrou a sua inspiração na figura do Zé Povinho, de Bordalo Pinheiro, e procurou criar uma peça que simbolizasse o “gesto popular de descontentamento e indignação”. A escultura, que conta com o cunho plástico e marca de escala monumental de Carlos Oliveira, é feita de alabastro e resina de poliéster reforçado a fibra de vidro, anunciou ainda a rádio nacional.

“A peça estava connosco há quase 10 anos, e neste contexto social e cultural, sentimos ser este o momento de intervenção” afirmou em comunicado o escultor e ceramista, Carlos Oliveira, que criou este gesto artístico em colaboração com a dupla Malibu Ninjas.

Com mais de quarenta anos ao serviço das Artes, a obra de Carlos Oliveira é reconhecida a nível nacional e internacional, desde monumentos públicos a obras de autor, com colaborações artísticas interdisciplinares até a iniciativas de formação e cursos para as novas gerações de escultores e ceramistas.

Carlos Oliveira iniciou a sua carreira em 1978 na indústria cerâmica em design e direção artística, e em 2001 recomeçou o seu percurso artístico a solo, com apoio do seu padrinho artístico Bravo da Mata e outros mestres como Artur Lopes, Armando Correia e Herculano Elias. Conta com uma vasta lista de exposições individuais e coletivas e está representado em diversas coleções particulares, nacionais e estrangeiras.

 

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor