Estados Unidos Veta Resolução da ONU por Cessar-Fogo em Gaza Apesar de Apelo de Guterres. Os Estados Unidos bloquearam nesta sexta-feira um projeto de resolução apresentado pelo Conselho de Segurança da ONU, que instava a um cessar-fogo humanitário imediato na Faixa de Gaza. O secretário-geral da organização, António Guterres, fez um apelo sem precedentes em favor da medida, mas os Estados Unidos exerceram seu poder de veto, frustrando as esperanças de uma ação imediata para conter a crise

A resolução, proposta pelos Emirados Árabes Unidos e apoiada por numerosos Estados-membros, foi rejeitada com um voto contrário dos Estados Unidos, que, como membro permanente do Conselho de Segurança, detém o poder de veto. O placar final registrou 13 votos a favor da resolução e uma abstenção, que foi do Reino Unido.
O texto rejeitado expressava “grave preocupação com a situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza e com o sofrimento da população civil palestiniana”. Além disso, sublinhava a necessidade de proteger as populações civis palestinas e israelitas de acordo com o direito humanitário internacional, e exigia um cessar-fogo humanitário imediato.
A resolução também demandava a libertação imediata e incondicional de todos os reféns, assim como a garantia de acesso humanitário à região. A votação ocorreu após António Guterres ter invocado, na quarta-feira, o artigo 99.º da Carta das Nações Unidas, fazendo um apelo urgente ao Conselho de Segurança para evitar uma “catástrofe humanitária” em Gaza e aprovar um cessar-fogo.
Na reunião do Conselho de Segurança pela manhã, Guterres reiterou seus apelos, porém os Estados Unidos se posicionaram explicitamente contra a proposta de cessar-fogo, exacerbando as tensões em meio à crise na região. O veto norte-americano frustrou as esperanças de uma ação imediata e levanta questionamentos sobre os próximos passos para abordar a situação humanitária em Gaza.








