Sábado,Abril 19, 2025
10.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Euribor a Três e Seis Meses Atingem Novos Mínimos Desde 2023 com Descida Geral das Taxas de Juros

As taxas Euribor, utilizadas como referência para o cálculo das prestações de crédito à habitação, registaram novas quedas nos prazos a três, seis e 12 meses. As descidas das taxas Euribor a três e seis meses marcaram novos mínimos desde março e janeiro de 2023, respetivamente.

Atualmente, a taxa Euribor a seis meses – a mais comum nos contratos de crédito à habitação em Portugal – caiu para 2,858%, o valor mais baixo desde 19 de janeiro de 2023, com uma descida de 0,058 pontos percentuais. Esta taxa esteve anteriormente acima de 4% entre 14 de setembro e 1 de dezembro de 2023, antes de iniciar esta trajetória descendente.

A taxa Euribor a três meses também registou um novo mínimo, situando-se agora em 3,032%, menos 0,017 pontos percentuais, o valor mais baixo desde 29 de março de 2023. A Euribor a 12 meses, por seu lado, desceu para 2,563%, com uma queda de 0,079 pontos percentuais face ao valor registado na última quarta-feira. Entre 16 de junho e 29 de novembro de 2022, esta taxa esteve também acima dos 4%.

No mês de outubro, as taxas Euribor desceram em todos os prazos, de forma mais acentuada do que em setembro, especialmente nos prazos mais curtos. Estas quedas refletem a resposta do Banco Central Europeu (BCE) às condições económicas e ao objetivo de combate à inflação.

A última intervenção do BCE aconteceu a 17 de outubro, quando a instituição liderada por Christine Lagarde decidiu reduzir as taxas de juro em 0,25 pontos percentuais, naquele que foi o terceiro corte do ano e o segundo consecutivo. A taxa principal de refinanciamento do BCE foi, assim, ajustada para 3,25%. Esta decisão ocorreu num contexto de inflação em desaceleração e de uma atividade económica mais fraca do que o previsto, situação que o BCE considera estar “no bom caminho”. A próxima reunião de política monetária do BCE está marcada para 12 de dezembro.

Por outro lado, a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) também contribuiu para o panorama atual das taxas, ao cortar os juros em 50 pontos base a 18 de setembro, sendo esta a primeira redução desde 2020.

As taxas Euribor são calculadas com base na média das taxas de juro praticadas por um grupo de 19 bancos da Zona Euro no mercado interbancário, onde as instituições financeiras definem as condições a que estão dispostas a emprestar dinheiro entre si. Esta média influencia diretamente o valor das prestações dos créditos à habitação, sendo, por isso, um indicador crucial para as famílias e para o setor financeiro na Europa.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.