Segunda-feira,Junho 17, 2024
27.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Expansão da Linha Amarela do Metro do Porto para Vila d’Este Prevista para Final de Abril ou Início de Maio

A Metro do Porto prevê a inauguração da extensão da Linha Amarela (D) até Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, entre o final de abril e o início de maio. Atualmente, estão em curso testes na linha, de acordo com informações fornecidas à Lusa por fontes da Metro do Porto.

A expansão em questão abrange o trecho entre Santo Ovídio e Vila d’Este, incluindo as estações Manuel Leão e Hospital Santos Silva. A empreitada, que está praticamente concluída, entra agora numa fase de ensaios, iniciados em 8 de abril e que se estenderão até ao início da operação comercial.

A Metro do Porto detalhou que uma série de testes está sendo realizada, abrangendo várias áreas, como via, energia, veículos, carga, sinalização, ventilação e sistemas de bilhética. Além disso, está em andamento um processo de formação de maquinistas para garantir a preparação e certificação adequadas para operar na nova extensão.

Paralelamente à homologação da linha, está previsto um período de marcha em vazio, no qual os veículos percorrerão o novo trajeto simulando a operação regular, seguindo horários e frequências estabelecidas.

A extensão da Linha Amarela até Vila d’Este compreende a construção de um viaduto de 420 metros entre Santo Ovídio e Manuel Leão, um túnel de um quilômetro até à estação Hospital Santos Silva e um Parque de Material e Oficinas (PMO).

Em Santo Ovídio, está planeada uma ligação pedonal entre a estação atual da Linha Amarela e a futura estação da Linha Rubi (Santo Ovídio – Casa da Música), assim como à futura estação ferroviária de Alta Velocidade.

- Publicidade -

Segundo o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, em dezembro, a frequência de passagem aumentará com a extensão da Linha Amarela, podendo chegar a 16 veículos por hora e sentido até Santo Ovídio, e oito veículos por hora e sentido até Vila d’Este.

Os custos totais da extensão da Linha Amarela do Metro do Porto ascendem a 206,4 milhões de euros. Atualmente, a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, aguardando-se a inauguração da extensão da Linha Amarela e a conclusão das obras da Linha Rosa, entre São Bento e Casa da Música, e da linha de ‘metrobus’ entre Casa da Música e Praça do Império.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor