Domingo,Maio 26, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Fernão De Magalhães

Fernão de Magalhães, foi um navegador português, que terá nascido no Porto ou em Sabrosa, ou mesmo em Figueró no ano de 1480 e faleceu em Mactan (actual Filipinas) no dia 27 de Abril de 1521.

Fernão de Magalhães em criança foi pajem da Rainha Dona Leonor e depois morador da Casa De-El Rei Dom Manuel I. Mas, desde muito novo emigrou para o actual Reino de Espanha (no Século XV e XVI era o Reino de Castela, Leão, Navarra e Aragão).

Em 1505 foi na armada comandada por Dom Francisco de Almeida para Oriente; em 1506 seguiu para Sofala (actual Moçambique) com a armada de Dom Francisco de Almeida; em 1509 esteve também com Dom Francisco de Almeida na grande vitória de Diu (pertencia ao Estado Português da Índia) e Malaca (actual Srilanka), também salvou por duas vezes no ano de 1509, o descobridor das Molucas – Francisco Serrão; em 1513 esteve na expedição de Dom Jaime de Bragança, conquistando Azamor (actual Marrocos).

Em Novembro de 1513, Fernão de Magalhães regressa a Lisboa, é elogiado pelo Rei Dom Manuel I, mas pouco compensado pelo Monarca português e pela Corte, com isso volta novamente para o Reino vizinho de Castela – Leão – Navarra – Aragão, chegando a Sevilha em 20-X-1513.

Em 22-III-1518 Fernão Magalhães assina com o Imperador Carlos V, e vai para as Molucas ao serviço do Reino de Castela- Leão – Navarra – Aragão; em 1519 o navegador português ao serviço de outro Reino, consegue reunir-se e ter a colaboração de vários cosmógrafos, cartógrafos e pilotos.

Os navios comandados por Fernão de Magalhães e depois por Juan Sebastián Elcano pela primeira viagem de circunavegação, passam ilhas Canárias, Cabo Verde, Guinés, contornaram o continente de África pelo litoral, passaram pelas Filipinas onde seria morto por indígenas o navegador português Fernão de Magalhães. Depois Juan Sebastián Elcano segue para o continente da América e chega ao actual Reino de Espanha.

- Publicidade -
imagem com fernão guimarães
Arte Leonardo Nascimento

 

 

- Publicidade -
Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor