As festas do Senhor de Matosinhos começam esta sexta-feira e vão até dia 11 de junho. É a maior romaria do país e atrai milhares de pessoas. Este ano promete bater todos os recordes de visitantes.
Festa, fé, fogo de artifício, feiras, flores, farturas, diversão, procissão, devoção, tradição, exposições, teatro, música e luz. Algumas das caraterísticas que fazem das festas do Senhor de Matosinhos uma imagem de marca do concelho. E, se no ano passado, ainda com restrições da pandemia Covid 19, contaram-se cerca de 2 milhões de visitantes, em 2023 prometem ser ainda mais.
O programa das festas começa esta noite, com a ligação das iluminações decorativas nas ruas e espaços centrais das festas. O fogos de artifício serão realizados no dia 27 de maio, enquanto que procissão religiosa será no domingo, dia 28. O feriado municipal é dia 30.
Um dos motivos de maior atração das festas é a ornamentação de flores naturais da Igreja Matriz do Bom Jesus de Matosinhos. A decoração floral do altar-mor e dos outros oito altares laterais é um trabalho minucioso que envolve a população, de todas as idades e maioritariamente femininos. Com mais de 700 anos de história, a ornamentação dos altares foi sempre cumprida e quase sempre feita por mulheres varinas, não fosse Matosinhos terra de pescadores.
A feira de artesanato e da louça de barro, bem como as tendas dos doces tradicionais de diversas regiões do país, são sempre muito apreciadas pela sua qualidade e pelas peças.
E também não falta o que comer e beber. Há farturas, pão com chouriço e, claro, a sardinha assada. Dezenas de restaurantes e tasquinhas abrem-se às Festas da Cidade.
Há ainda o fogo dos bonecos, o folclore, o desfile de bandas e fanfarras, os carrosséis, os matraquilhos e outras diversões para adultos e crianças.
A música animará todas as noites, nos coretos e no palco principal. Diversos artistas amadores e profissionais têm o seu espaço para animar os visitantes. Há musica de todos os géneros de estilos, desde o fado ao pop. Como é habitual, vários grupos de danças e cantares da vizinha Espanha são convidados e vão até Matosinhos participar nos espetáculos.
Este ano, os concertos de Fernando Daniel, no dia 26 de maio, Jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e de Sérgio Godinho, no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, são os cabeças do cartaz de espetáculos.
Depois de três anos de pandemia, as Festas da Cidade de Matosinhos, prometem ainda muitos eventos culturais, alusivos à história, personagens e vida do concelho.
As Festas da Cidade são organização da Câmara Municipal de Matosinhos em colaboração com todas as freguesias e as mais diversas associações culturais.
Metro do Porto reforça linha Azul nos dias de maior afluência
O Metro do Porto, à semelhança de outros anos, tem preparado um reforço da sua operação, destinado a oferecer a melhor opção de transporte para as pessoas que se esperam neste evento. Assim, nos dias 20 e 21 de maio, a partir das 12h00, a Linha Azul (A) passa a contar com partidas de 15 em 15 minutos, nos dois sentidos e em unidades duplas. Já no dia 26 de maio, o reforço começa às 20h00 e dá-se exatamente nos mesmos moldes.
Por outro lado, a 27 de maio, dia do fogo de artifício, e onde por norma se verifica uma maior afluência de público, torna-se a reforçar esta linha, sempre em veículos duplos, a partir das 12h00 e com passagens de 15 em 15 minutos em cada sentido. Logo após as 16h00 e até à 01h00, a frequência aumenta para uma partida a cada 10 minutos, também nos dois sentidos. Além disto, a operação passa a estender-se aqui até às 02h00, retomando-se na última hora (ou seja, entre a 01h00 e as 02h00) as frequências de 15 minutos. Ainda neste dia, nota para duas viagens extra nas linhas Verde (C) (sentido ISMAI) e Vermelha (B) (sentido Póvoa de Varzim), com partidas desde a estação Senhora da Hora à 01h25 e à 01h28, respetivamente. Por fim, a 28 de maio, altura na qual se realiza a procissão, a Linha Azul é reforçada a partir das 12h00, com partidas numa frequência de 15 minutos. Entre as 16h00 e as 21h00, a circulação faz-se de 10 em 10 minutos.