Terça-feira,Maio 21, 2024
11.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Festas do Senhor de Matosinhos arrancam esta sexta-feira e ficam até 11 de junho

As festas do Senhor de Matosinhos começam esta sexta-feira e vão até dia 11 de junho. É a maior romaria do país e atrai milhares de pessoas. Este ano promete bater todos os recordes de visitantes.

Festas do Senhor de Matosinhos arrancam esta sexta-feira e ficam até 11 de junho
Foto: CMM

Festa, fé, fogo de artifício, feiras, flores, farturas, diversão, procissão, devoção, tradição, exposições, teatro, música e luz. Algumas das caraterísticas que fazem das festas do Senhor de Matosinhos uma imagem de marca do concelho. E, se no ano passado, ainda com restrições da pandemia Covid 19, contaram-se cerca de 2 milhões de visitantes, em 2023 prometem ser ainda mais.

 Matosinhos
Foto: CMM

O programa das festas começa esta noite, com a ligação das iluminações decorativas nas ruas e espaços centrais das festas. O fogos de artifício serão realizados no dia 27 de maio, enquanto que procissão religiosa  será no domingo, dia 28. O feriado municipal é dia 30.

Um dos motivos de maior atração das festas é a ornamentação de flores naturais da Igreja Matriz do Bom Jesus de Matosinhos. A decoração floral do altar-mor e dos outros oito altares laterais é um trabalho minucioso que envolve a população, de todas as idades e maioritariamente femininos. Com mais de 700 anos de história, a ornamentação dos altares foi sempre cumprida e quase sempre feita por mulheres varinas, não fosse Matosinhos terra de pescadores.

 Matosinhos
Foto: CMM

A feira de artesanato e da louça de barro, bem como as tendas dos doces tradicionais de diversas regiões do país, são sempre muito apreciadas pela sua qualidade e pelas peças.

E também não falta o que comer e beber. Há farturas, pão com chouriço e, claro, a sardinha assada. Dezenas de restaurantes e tasquinhas abrem-se às Festas da Cidade.

- Publicidade -
Foto: CMM

Há ainda o fogo dos bonecos, o folclore, o desfile de bandas e fanfarras, os carrosséis, os matraquilhos e outras diversões para adultos e crianças.

A música animará todas as noites, nos coretos e no palco principal. Diversos artistas amadores e profissionais têm o seu espaço para animar os visitantes. Há musica de todos os géneros de estilos, desde o fado ao pop. Como é habitual, vários grupos de danças e cantares da vizinha Espanha são convidados e  vão até Matosinhos participar nos espetáculos. 

Este ano, os concertos de Fernando Daniel, no dia 26 de maio, Jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e de Sérgio Godinho, no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, são os cabeças do cartaz de espetáculos.

Foto: CMM

Depois de três anos de pandemia, as Festas da Cidade de Matosinhos, prometem ainda muitos eventos culturais, alusivos à história, personagens e vida do concelho. 

As Festas da Cidade são organização da Câmara Municipal de Matosinhos em colaboração com todas as freguesias e as mais diversas associações culturais. 

Metro do Porto reforça linha Azul nos dias de maior afluência

O Metro do Porto, à semelhança de outros anos, tem preparado um reforço da sua operação, destinado a oferecer a melhor opção de transporte para as pessoas que se esperam neste evento. Assim, nos dias 20 e 21 de maio, a partir das 12h00, a Linha Azul (A) passa a contar com partidas de 15 em 15 minutos, nos dois sentidos e em unidades duplas. Já no dia 26 de maio, o reforço começa às 20h00 e dá-se exatamente nos mesmos moldes.

Por outro lado, a 27 de maio, dia do fogo de artifício, e onde por norma se verifica uma maior afluência de público, torna-se a reforçar esta linha, sempre em veículos duplos, a partir das 12h00 e com passagens de 15 em 15 minutos em cada sentido. Logo após as 16h00 e até à 01h00, a frequência aumenta para uma partida a cada 10 minutos, também nos dois sentidos. Além disto, a operação passa a estender-se aqui até às 02h00, retomando-se na última hora (ou seja, entre a 01h00 e as 02h00) as frequências de 15 minutos. Ainda neste dia, nota para duas viagens extra nas linhas Verde (C) (sentido ISMAI) e Vermelha (B) (sentido Póvoa de Varzim), com partidas desde a estação Senhora da Hora à 01h25 e à 01h28, respetivamente. Por fim, a 28 de maio, altura na qual se realiza a procissão, a Linha Azul é reforçada a partir das 12h00, com partidas numa frequência de 15 minutos. Entre as 16h00 e as 21h00, a circulação faz-se de 10 em 10 minutos.

 

 

- Publicidade -
Manuela Teixeira
Manuela Teixeira
Jornalista Durante 35 anos com experiência em rádio, imprensa escrita e web jornalismo. trabalhou no jornal, Público, rádio TSF, Expresso, 24 Horas e Correio da Manhã, entre outros OCS. Como repórter foi correspondente à guerra na Bósnia, Kosovo e Timor. Só faz jornalismo com verdade, rigor e isenção. "Se não for assim, não é jornalismo!”

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor