Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Fundão integra projeto POCTEP – TUTOR

O Fundão participou, no dia 4 de junho de 2024, em Salamanca, na reunião de arranque do projeto TUTOR, num consórcio hispano-português que envolve a CEOE CEPYME Salamanca, a Universidade da Beira Interior e o Município de Fundão, entre outros parceiros.

 

O projeto conta ainda com a colaboração da Diputación de Salamanca, de grupos de ação local da província, da CONETIC, da Agrupação Empresarial Inovadora em Cibersegurança e Tecnologias Avançadas e da Associação de Empresárias de Salamanca.

 

Esta reunião foi presidida por Javier González Benito, diretor geral do Parque Científico da Universidad de Salamanca e marca o início de um projeto Transfronteiriço para a União do Talento e das Oportunidades no âmbito Rural que visa capacitar talentos emergentes no setor das TIC, promovendo a colaboração entre empresas, academia e instituições políticas.

 

- Publicidade -

Financiado pelo programa Programa Interreg VI-A Espanha – Portugal POCTEP 2021-2027, com um orçamento de 620.801 euros, o TUTOR será executado ao longo de dois anos e meio.

 

A colaboração entre Castela e Leão e a região Centro de Portugal é essencial para enfrentar desafios comuns como a despovoação, o envelhecimento e os baixos níveis de inovação e digitalização.

 

Estão planeadas diversas ações, das quais se destacam a realização de seminários intensivos especializados para facilitar o acesso a empregos do sector TIC, promovendo o emprego feminino e oferecendo uma segunda oportunidade para trabalhadores de outros sectores. Além disso, serão criadas cinco Células de Inovação Rural (CIR), equipadas com tecnologias como impressoras e scanners 3D. computadores, entre outros, de livre acesso à comunidade, funcionando como espaços de trabalho, formação e prototipagem.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor