14:24 | Terça-feira,Novembro 28, 2023
16.1 C
Castelo Branco

Governo vende Efacec a empresa alemã

O Governo aprovou, hoje, a proposta da alemã Mutares para a privatização da Efacec, anunciou o ministro da Economia, António Costa Silva. A operação deverá ficar concluída em dois meses.

Governo vende Efacec a empresa alemã
DR

“Hoje decorreu um Conselho de Ministros eletrónico que seleciona a proposta apresentada pela alemã Mutares para a privatização da Efacec”, afirmou o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, em conferência de imprensa, em Lisboa.

- Publicidade -

A operação deverá ficar concluída no final de julho ou início de agosto, mas o closing ainda está dependente de condições precedentes, como o ok da DG-Comp e o perdão da dívida da parte dos credores.

“A proposta que a Mutares apresentou, e foi recomendada pela Parpública, dá-nos grande conforto e convicção sobre o futuro da Efacec”, explicou o ministro da Economia, em conferência de imprensa.

Não só assegura o futuro do “grande projeto industrial e tecnológico” para o país, como também a preservação da força de trabalho e minimiza os encargos para o Estado. “O Estado espera recuperar grande parte senão a totalidade do investimento que fez na Efacec”, disse António Costa Silva.

Os alemães ficaram com a totalidade da empresa, adiantou Costa Silva, mas haverá um mecanismo de partilha de valor “inovador” e que permitirá ao Estado recuperar o que investiu até agora na Efacec.
Em 10 de maio, o ministro da Economia tinha rejeitado a ideia da venda da Efacec “por peças”, esperando uma “solução equilibrada” para a empresa.

“Recuso liminarmente a venda por peças ou em partes. Nunca foi esse o projeto. [A ideia] é vender a totalidade da empresa, mas assegurar a sua continuidade em Portugal”, referiu António Costa Silva na comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.
No dia 11 de abril, a Parpública anunciou ter recebido propostas vinculativas melhoradas de quatro candidatos à compra de 71,73% da Efacec, no âmbito do processo de reprivatização da empresa.

Além do grupo alemão, estavam também na corrida dois fundos, a Oxy Capital e a Oaktree, e um agrupamento industrial formado pela Visabeira e Socedia, todas com propostas vinculativas melhoradas.

- Publicidade -

A informação divulgada revelou que a Mota-Engil Capital, S.A., uma das cinco empresas que tinha feito proposta na primeira fase, não apresentou a chamada ‘Best and Final Offer’ (BAFO).

A resolução que determinou a abertura da segunda fase da venda da Efacec foi aprovada pelo Conselho de Ministros em 02 de março.

O Governo aprovou em novembro do ano passado um novo processo de reprivatização da participação social do Estado de 71,73%, com um novo caderno de encargos, depois de ter anunciado em 28 de outubro que a venda da Efacec ao grupo DST não foi concluída por não se terem verificado “todas as condições necessárias” à concretização do acordo de alienação.

Últimas

Fundação Alstom promovem programa de empreendedorismo

Ajuda em Ação e Fundação Alstom promovem programa de...

IL solicita audiência urgente da ministra

IL solicita audiência urgente da ministra sobre parcerias com...

ASAE doa 400 artigos de vestuário e acessórios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no...

Férias Desportivas de Natal 2023: inscrições abertas de 28 de novembro a 13 de dezembro

As inscrições para as Férias Desportivas de Natal, promovidas...

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro:...
- Publicidade -

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro: Setor Expressa Insatisfação com o Incremento. Na decisão anunciada esta segunda-feira, o Governo, em conjunto...

Covilhã vai “produzir” diamantes 

Uma empresa de capital indiano planeia investir numa fábrica de diamantes na Covilhã. Num primeiro investimento de 96 milhões de euros, vai instalar 72...

Perspetivas de quantidade e qualidade do vinho de 2023

"Perspetivas de quantidade e qualidade do vinho de 2023 são muito boas", diz o INE. Exceptuando a região da Beira Interior, a produção de...

Governo aprova 527,3 milhões para linha do metro de Lisboa

Governo aprova despesa de 527,3 milhões de euros para linha do metro de Lisboa. A Linha Violeta do Metro de Lisboa, que vai ligar...

Junta de Freguesia de Benfica investe 29 milhões em habitação

Junta de Freguesia de Benfica investe 29 milhões em habitação. A Junta de Freguesia de Benfica, em Lisboa, é uma das primeiras a investir,...

Lisboa e Porto são os municípios com mais poder de compra

Lisboa e Porto são os municípios com mais poder de compra. No ano de 2021 em apenas 31 municípios o poder de compra era...

Visabeira compra HCI Construções

O Grupo Visabeira vai comprar a maioria do capital à HCI Construções, um empreiteiro nacional especializado na construção de edifícios cuja faturação anual ultrapassa...

Câmara do Porto aprova fim do regulamento do Alojamento Local

Câmara do Porto aprova fim do regulamento do Alojamento Local. A Câmara Municipal do Porto aprovou esta segunda-feira, em reunião do Executivo, a revogação...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.