Segunda-feira,Maio 27, 2024
9.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Guerra da Ucrânia já causou 2,4 mil milhões de euros de prejuízos em património e cultura

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) calculou, nesta segunda-feira, em 2,4 mil milhões de euros a destruição causada pela guerra na Ucrânia no património e no setor cultural deste país. A guerra gerou o colapso de áreas como o turismo, artes, desporto, lazer e indústria cultural.

Guerra da Ucrânia já causou 2,4 mil milhões de euros de prejuízos em património e cultura
DR

Ao todo, 248 monumentos foram danificados desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, e alguns foram completamente destruídos, sobretudo no leste, revela o órgão, acrescentando que a ofensiva russa também provocou o colapso do turismo, das artes, do desporto, do lazer e da indústria cultural, cujas perdas serão de pelo menos 13,9 mil milhões de euros.

A diretora-geral, Audrey Azoulay, que viajou esta segunda-feira para a Ucrânia, anunciou um apoio a Kiev para a elaboração de “um plano nacional de reconstrução do setor cultural”. De acordo com a dirigente, serão necessários 6,3 mil milhões de euros para reconstruir e relançar este setor na Ucrânia.

Nas listas de Património Mundial da Unesco, estão sete sítios culturais e um natural da Ucrânia, incluindo o centro histórico de Odessa, desde janeiro.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor