13:11 | Terça-feira,Novembro 28, 2023
16.1 C
Castelo Branco

Hospital de Santarém com falta de médicos encaminha doentes para outras unidades

A urgência do Hospital de Santarém está com vários constrangimentos em alguns serviços, como é o caso do serviço de urgência geral e o de ortopedia, situação que levou a unidade de saúde a pedir aos corpos de bombeiros para encaminhar os doentes para outros hospitais da região. O Hospital Distrital de Santarém admitiu a falta de médicos no Serviço de Medicina Interna, após o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) ter divulgado em comunicado, que 80 por cento dos médicos de Medicina Interna do Hospital Distrital de Santarém (HDS) entregaram minutas de escusa de responsabilidade.

O SIM justifica as escusas de responsabilidade com as “situações muito preocupantes” que se vivem naquele serviço, e o Conselho de Administração (CA) assegura que “sempre zelou pela qualidade dos cuidados prestados e a segurança dos seus utentes e profissionais”.

- Publicidade -

O Hospital de Santarém reconheceu esta quinta-feira a falta de médicos no Serviço de Medicina Interna, situação que afirma ser “transversal aos hospitais do SNS” e que, apesar dos esforços, não conseguiu alterar até ao momento.

Em reação ao comunicado divulgado esta quinta-feira pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), segundo o qual 80% dos médicos de Medicina Interna do Hospital Distrital de Santarém (HDS) entregaram minutas de escusa de responsabilidade, dadas as “situações muito preocupantes” que se vivem naquele serviço, o Conselho de Administração (CA) assegura que “sempre zelou pela qualidade dos cuidados prestados e a segurança dos seus utentes e profissionais”.

“O HDS debate-se com carência de recursos médicos no Serviço de Medicina Interna, o que nunca deixámos de referir, realidade transversal aos hospitais do SNS [Serviço Nacional de Saúde] e que, apesar de todos os esforços deste CA, não foi possível até ao momento alterar”, afirma a administração liderada por Ana Infante.

Hospital de Santarém com falta de médicos encaminha doentes para outras unidades
DR

O HDS salienta, numa nota enviada à comunicação social, que “sempre que existem dificuldades na constituição das equipas de urgência e/ou grande afluência de utentes, é solicitado às entidades competentes (CODU, SNS24, ARSLVT) o encaminhamento de doentes para outros hospitais da rede”, situação “que tem sido amplamente noticiada a nível regional e nacional”.

No comunicado publicado esta quinta-feira no seu site, o SIM refere a falta de médicos internistas e de assistentes hospitalares de Medicina Interna, “manifestamente insuficientes em número para permitirem a constituição diária, de acordo com as ‘leges artis’, das equipas de Serviço de Urgência (SU) bem como do necessário acompanhamento dos doentes internados no horário disponível para tal”.

Sublinhando que o serviço de Medicina Interna “não se esgota na Urgência externa e no internamento, assegurando também outras valências como sejam a consulta externa, hospital de dia e urgência interna”, o sindicato afirma que as “falhas/faltas nas escalas desta última sobrecarregam ainda mais a equipa” do Serviço de Urgência (SU).

- Publicidade -

“As escalas de SU, já de si frequentemente deficitárias, são ainda agravadas pela necessidade de serem os elementos destas equipas a muitas vezes assegurem os transportes inter-hospitalares”, acrescenta.

Por outro lado, afirma que a falta de médicos de outras especialidades nas Urgência, nomeadamente de Ortopedia, sobrecarrega ainda mais a equipa de Medicina Interna.

O sindicato acusa, ainda, o Conselho de Administração do HDS de criar “artifícios” para “se furtar a cumprir a lei e pagar horas extraordinárias”, através de “bancos de horas”, que, “por não estarem previstos na Lei, desaparecem da contabilidade hospitalar”.

No comunicado emitido esta quinta-feira à noite, o HDS desmente esta afirmação, assegurando que “sempre pagou as horas extraordinárias realizadas pelos seus profissionais, de acordo com a legislação em vigor”.

“Este CA sempre zelou pela qualidade dos cuidados prestados e a segurança dos seus utentes e profissionais, prática que não deixará de ter no cumprimento da sua missão enquanto hospital do SNS”, acrescenta.

Últimas

IL solicita audiência urgente da ministra

IL solicita audiência urgente da ministra sobre parcerias com...

ASAE doa 400 artigos de vestuário e acessórios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no...

Férias Desportivas de Natal 2023: inscrições abertas de 28 de novembro a 13 de dezembro

As inscrições para as Férias Desportivas de Natal, promovidas...

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro:...

Milhares manifestam-se em Lisboa contra violência sobre mulheres 

Milhares manifestam-se em Lisboa contra violência sobre mulheres. O...
- Publicidade -
Alfredo Miranda
Alfredo Miranda
Jornalista desde 1978, privilegiando ao longo da sua vida o jornalismo de investigação. Tendo Colaborado em diferentes órgãos de Comunicação Social portugueses e também no jornal cabo-verdiano Voz Di Povo.

Ainda sem acordo, médicos e ministro voltam a reunir terça-feira

Ainda sem acordo, médicos e ministro voltam a reunir terça-feira. Os sindicatos dos médicos e o Governo não chegaram a acordo na reunião desta...

ANEM LANÇA CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DE LAR RESIDENCIAL

A ANEM (Associação Nacional de Esclerose Múltipla), torna público o início da sua campanha de angariação de fundos para a construção do primeiro lar...

Santa Maria enfrenta desafios no internamento de 50 pacientes “muito complexos” e na resposta social para 50 casos com alta hospitalar

O Hospital Santa Maria, em Lisboa, enfrenta dificuldades no internamento de 50 doentes considerados “muito complexos”, revelou esta segunda-feira o diretor clínico, Rui Tato...

Milhões de crianças em África e Ásia estão desprotegidas contra o sarampo, alertam OMS e CDC

Milhões de crianças em África e Ásia estão desprotegidas contra o sarampo, alertam OMS e CDC. Um novo relatório conjunto da Organização Mundial de...

Crise politica condiciona acordo com os médicos

Crise politica condiciona acordo com os médicos. O ministro da Saúde diz que crise política condiciona negociações com médicos e recorda que o “acordo...

Médicos querem retomar negociações, mas Pizarro vai estudar… 

  Médicos querem retomar negociações, mas Pizarro vai estudar… A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apelaram esta sexta-feira ao...

Novo Hospital Privado das Beiras na Covilhã

O Hospital Privado das Beiras (HPB) está programado para inaugurar em abril de 2025, na Covilhã, resultado do investimento de aproximadamente 20 milhões de...

Médicos e Governo voltam a reunir 4ª feira para novo acordo

Médicos e Governo voltam a reunir 4ª feira para novo acordo. Ainda não foi desta que sindicatos médicos e Ministério da Saúde chegaram a...

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.