De 11 a 13 de junho, Castelo Branco foi o epicentro europeu do conhecimento e da criatividade com a realização do I Fórum Bauhaus4EU.
Organizado pelo Politécnico de Castelo Branco, o evento reuniu representantes das dez instituições de ensino superior que integram a aliança europeia BAUHAUS4EU. Com foco na sustentabilidade, inclusão e estética – pilares da iniciativa “New European Bauhaus” da Comissão Europeia – o fórum procura impulsionar a cooperação internacional e desenvolver novas estratégias para valorizar os territórios europeus.
A sessão de abertura, marcou o arranque oficial dos trabalhos e contou com as intervenções de António Fernandes, Presidente do IPCB; Peter Benz, Presidente da Bauhaus-Universität Weimar; Theo Falk, Representante dos estudantes na Steering Committee e dos Presidentes das Câmaras Municipais de Idanha-a-Nova e Castelo Branco, Armindo Jacinto e Leopoldo Rodrigues. Seguiu-se a intervenção de Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ e Tonia Schmitz, Secretária Geral da BAUHAUS4EU. O ambiente de partilha e inovação ganhou ainda mais energia com a atuação do Kodu Percussion Group, que trouxe ao auditório um momento musical vibrante e inspirador.
Durante o período da manhã decorreram ainda três sessões temáticas dinamizadas pela CIMBB, AEBB e CMCB, centradas no tecido empresarial e no desenvolvimento regional. O programa da tarde incluiu ainda a realização de três workshops com a presença de parceiros europeus e agentes regionais, uma reunião entre Presidentes e Reitores das instituições parceiras e a apresentação das principais conclusões dos workshops.
O evento decorreu até sexta-feira, dia 13 de junho, com mesas redondas, reuniões bilaterais e atividades culturais que prometem deixar uma marca duradoura em todos os participantes. O Fórum Bauhaus4EU assume-se como um passo decisivo para o futuro das universidades europeias e para o reforço da identidade e coesão regional.