Quarta-feira,Novembro 27, 2024
8.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ideias, Ideais e Ideologias

Uma ideia é um pensamento, uma perceção intelectual, uma representação que “nasce” em forma de plano ou intenção… e, em última instância, um sistema ou uma doutrina. Um ideal é o molde que ajuda a definir as fronteiras e a dar forma à ideia. Uma ideologia é um conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais ou políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo ou de um grupo

Nos tempos que correm… as ideias escasseiam, os ideais têm vindo a perder a nobreza de carácter e as ideologias estão cada vez mais esbatidas, confundindo-se umas com as outras.

Assistimos a um nivelamento por baixo com sucessiva perda de qualidade intelectual.

Corolário de sucessivos desinvestimentos na educação, com particular diminuição na pedagogia, nos estímulos ao pensamento e à criatividade e produto natural de programas de televisão acéfalos e sem conteúdo e de novas formas de comunicação que convidam à preguiça e à síntese telegráfica.

Evolução? Sim, se acreditarmos numa evolução regressiva que desconstrói o que outrora foi construído e que envergonha todos aqueles que não se revêm nestes novos paradigmas sociais.

O facilitismo e a inexistência de uma cultura de exigência criam as condições ótimas para o crescimento descontrolado desta mediocridade que se vai apoderando de lugares de destaque e que vai funcionando como um espartilho ou como uma espiral estranguladora do desenvolvimento que se deseja.

Passo em frente sucessivamente adiado, caminho sem destino que se repete na certeza de uma incerteza que se vai perpetuando na falência destes novos modelos sociais, que não são mais que uma fiel reprodução da falta de carisma e de preparação dos novos líderes produzidos no seio desta atual vacuidade.

Urge avançar para uma rutura, reinventando um novo modelo social com base na pedra de toque que tenha início numa revolução de mentalidades que olhe para o futuro retirando lições dos erros do passado.

- Advertisement -

Ideais peregrinas. Ideais românticos. Ideologias arrojadas que não acreditam em impossíveis.

É chegado o momento de convidar todos para que se envolvam e contribuam para o desenvolvimento de uma maior pluralidade e de uma maior representatividade democrática.

E aqui chegados, entramos no campo da utopia. Algo que é desejado por quase todos mas que não interessa a alguns. Precisamente aqueles que não querem abandonar o sistema que foi “idealizado” para manter os privilégios de uma imensa minoria.

Mas os paradigmas também existem para serem quebrados, uma esperança que vai sendo renovada e ganhando força, porque, como sabemos, Abrantes já tem Alternativa!

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Vasco Damas
Vasco Damas
Tem 54 anos e vive na vila de Tramagal (Abrantes). É consultor imobiliário, tendo exercido funções de gestor no ramo da distribuição de materiais de construção e bricolagem, onde liderou equipas e contribuiu para o crescimento das pessoas, levando-as a ultrapassar os limites que julgavam ter. Valoriza o equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar (seu porto de abrigo), o convívio com os amigos e a atividade cultural e desportiva, jogando nos veteranos dos Dragões de Alferrarede.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor