Sábado,Dezembro 14, 2024
7.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

IL Acusa Gouveia e Melo de “Aproveitamento Político” na Revista da Armada

- Advertisement -

A Iniciativa Liberal (IL) acusou esta quinta-feira o almirante Henrique Gouveia e Melo de utilizar a revista da Armada para promover a sua imagem pessoal, considerando inadequada a ilustração que o coloca ao lado de D. João II, nome do navio multifunções da Marinha. A crítica surge no contexto da publicação da edição de dezembro da revista, que inclui um extenso balanço do mandato de Gouveia e Melo à frente da Marinha, que termina no próximo dia 27 de dezembro.

A líder parlamentar da IL, Mariana Leitão, manifestou à agência Lusa a sua desaprovação em relação ao conteúdo da revista, sublinhando que, embora o almirante esteja a concluir o seu mandato, “já sabemos que ele está de saída e que, muito provavelmente, vai apresentar uma candidatura à Presidência da República”. A deputada considerou que o uso de meios do Estado para promover a imagem do militar é excessivo e despropositado, particularmente com a referência ao futuro ex-almirante como uma figura de destaque ao lado de D. João II.

Na ilustração, que acompanha o artigo de balanço, lê-se que, se D. João II visse as tecnologias atuais da Marinha, como drones e Inteligência Artificial, certamente “não hesitaria em trocar ideias com o Almirante CEMA e AMN sobre os novos desafios e a conquista económica do nosso mar”. Esta legenda, associada à ilustração, foi considerada pela IL como uma forma de “ode” à figura de Gouveia e Melo, algo que, segundo Mariana Leitão, ultrapassa o que seria aceitável numa publicação oficial da Marinha, ainda mais diante da possibilidade de uma candidatura presidencial.

As críticas à publicação não se limitam à IL. O líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Fabian Figueiredo, e o deputado do Livre, Paulo Muacho, também expressaram nas redes sociais o seu desagrado. Figueiredo afirmou que a revista da Marinha não deveria ser usada como uma plataforma para “panfleto de pré-campanha presidencial” de Gouveia e Melo, questionando a utilização de recursos públicos para esse fim.

A edição de dezembro da revista da Armada tem como tema “Três anos de transformação”, um tributo ao mandato de Henrique Gouveia e Melo à frente da Marinha, e é marcada pela referência ao seu trabalho e à modernização das Forças Armadas, num período de três anos. O almirante Gouveia e Melo, que ganhou notoriedade como coordenador do plano de vacinação nacional contra a covid-19, não terá a continuidade no cargo, já que anunciou ao Conselho do Almirantado, em novembro, a sua indisponibilidade para renovar o mandato. O seu nome tem sido apontado como possível candidato nas eleições presidenciais de janeiro de 2026.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor