Terça-feira,Abril 16, 2024
26.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Informação sobre a actividade cultural do Município de Castelo Branco

1) MÚSICA MARIA JOÃO OGRE ELECTRIC Songs for Shakespeare

Bilhete: 10€

MARIA JOÃO OGRE ELECTRIC Songs for Shakespeare
Songs for Shakespeare

“Songs for Shakespeare” consiste em material musical e performativo original onde o ponto de partida são as palavras de Shakespeare tiradas de diversas fontes e sem aparente ligação entre si. Colando estes pedaços numa manta de retalhos consegue-se uma nova narrativa que rasga o universo Shakesperiano de uma ponta à outra.

Imaginado por Maria João e João Farinha, parceiros há mais de 10 anos no projecto jazz/electrónica OGRE, surge a ideia de aumentar esta formação base de pianos eléctricos, sintetizadores, electrónica e bateria para incluir um ensemble de câmara que, através das mãos da orquestadora Sara Ross, dará uma palete de cores não possível até agora, vitalizando assim este universo shakesperiano com um twist moderno.

“Songs for Shakespeare” é um trabalho de amor, que tem vindo a desenvolver-se no universo de Maria João e João Farinha, parceiros há mais de dez anos no projecto de jazz/electrónica OGRE electric.

As oito canções originais deste álbum embarcam o ouvinte numa espécie trip poética, uma empolgante aventura em forma de som.

- Publicidade -

O álbum arranca com o soneto “Look In Thy Glass”, onde uma melodia dramática dança sobre um groove orquestrado de fazer abanar a cabeça e com a reinterpretação genial do monólogo intemporal do “Mercador de Veneza”. Continua com as batidas quase industriais do samba de “The Lunatic, The Lover And The Poet”, a balada de cordas “Love Looks Not With The Eyes” e a elegância cinematográfica de “Romeo”. Dançamos em “Willow” com
o seu teclado sincopado e batidas rectas, bem como no caminhante “The Man That Hath No Music In Him Him” (que inclui uma pausa perfeitamente technoid). Encontramos em “Sigh No More, Ladies” um hino humorístico e melancólico e o álbum conclui com um misterioso mas triunfante “Tempest”. Ao juntar todo este material literário inspirador, Maria João e João Farinha criam uma nova narrativa que rasga o universo shakespeariano de ponta a ponta.

Para ilustrar este novo mundo sónico, Maria João e João Farinha aumentaram a sua formação básica de pianos eléctricos, sintetizadores, electrónica e bateria para incluir um ensemble de câmara de nove músicos, arranjados e conduzidos pela compositora Sara Ross. Isto permite uma paleta de cores até agora impossível, vitalizando este universo shakespeariano um twist moderno.

“Songs for Shakespeare” é uma experiência para todos, não exigindo o conhecimento prévio das obras do dramaturgo mais famoso do mundo nem sendo excessivamente intelectual – tal como as suas peças, por exemplo, não o eram. O álbum e o espectáculo ao vivo que o acompanha, será apresentado em festivais e palcos por toda a Europa em torno do seu lançamento. Poderá ser uma maravilhosa introdução ao legado de Shakespeare ou um novo ponto de vista da sua obra.

2) CINEMA

QUERO FALAR SOBRE MARGUERITE DURAS De Claire Simon

  • Terça-feira, 18 de Abril, 18h e 21h30 – Cine-Teatro Avenida M/12

Bilhete: 4€

MARIA JOÃO OGRE ELECTRIC Songs for Shakespeare / QUERO FALAR SOBRE MARGUERITE DURAS De Claire Simon
Quero salar sobre Marguerite Duras de Claire Simon

Em 1982, Yann Andréa e Marguerite Duras vivem juntos há dois anos. Ela tem quase 70 anos, ele é 38 anos mais novo. Andréa pede à jornalista e escritora Michèle Manceaux para o entrevistar sobre a sua vida com Duras, uma obsessão que tanto o perturba e enlouquece. Ele acredita que, ao confiar a sua história a Manceaux, pode ganhar mais clareza sobre a relação. O que se segue é uma conversa intensa e convincente que mergulha nos recessos mais profundos do amor.

Com Swann Arlaud, Emmanuelle Devos, Christophe Paou, Philippe Minyana
Realização: Claire Simon
Produção: François d’Artemare
Argumento: Claire Simon

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

15.04.2024