Quinta-feira,Junho 12, 2025
23.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Israel elimina Yahya Sinwar, líder do Hamas e responsável pelos ataques de 7 de outubro

Israel anunciou ontem a morte de Yahya Sinwar, o principal líder do Hamas e o cérebro por detrás dos ataques mortais de 7 de outubro, que causaram um massacre na Faixa de Gaza. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, “o assassino em massa Yahya Sinwar, responsável pelo massacre e atrocidades de 07 de outubro, foi eliminado pelos soldados” das forças israelitas

Esta confirmação chega após a realização de uma operação militar israelita na quarta-feira, na Faixa de Gaza, que já havia levantado a possibilidade de Sinwar estar entre os mortos. Contudo, foi necessário esperar pelos resultados dos testes de ADN para uma confirmação definitiva. Yahya Sinwar assumiu a liderança do Hamas após a morte do seu antecessor, Ismail Haniyeh, num ataque israelita realizado em julho deste ano, no Irão.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, considerou que a morte de Sinwar representa “um passo importante” para o enfraquecimento do Hamas, mas advertiu que “a guerra ainda não terminou”. Em declarações à imprensa, Netanyahu sublinhou: “O mal sofreu um duro golpe”. Para o primeiro-ministro, este momento marca “o início do dia depois do Hamas”, uma nova fase para os residentes de Gaza, aos quais ofereceu a oportunidade de “se libertarem da tirania” do grupo extremista.

A operação militar israelita continua a intensificar-se, mantendo o objetivo de desmantelar o Hamas e restaurar a segurança na região, num conflito que já causou milhares de mortes e deslocados.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.