Sábado,Junho 21, 2025
17.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Itália e China Assinam Plano de Ação Trienal para Fortalecer Cooperação

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o seu homólogo chinês, Li Qiang, reuniram-se em Pequim, onde oficializaram um plano de ação a três anos para implementar acordos anteriores e explorar novas formas de cooperação entre os dois países. Esta iniciativa surge num contexto de tensões comerciais com a União Europeia e visa atrair investimentos chineses em setores como o fabrico de automóveis.

Meloni sublinhou a importância deste acordo, afirmando que “temos muito trabalho a fazer e estou convencida de que esse trabalho pode ser útil numa fase tão complexa ao nível global, e também importante ao nível multilateral”. A visita de Meloni à China, que se estenderá por cinco dias, segue-se à decisão de Itália de abandonar a “Nova Rota da Seda”, uma iniciativa lançada pelo Presidente chinês Xi Jinping para desenvolver infraestruturas globais de energia e transporte.

A adesão de Itália à “Nova Rota da Seda” em 2019 foi vista como um movimento estratégico que ofereceu à China uma entrada simbólica na Europa Ocidental durante um período de acirradas tensões comerciais com os Estados Unidos. No entanto, Roma justificou a sua saída argumentando que os benefícios económicos prometidos não se concretizaram e que a parceria gerou atritos com outros governos ocidentais e com Washington.

Apesar desta saída, Itália mantém um forte interesse em fortalecer as relações económicas com a China. Um exemplo disso é a recente joint-venture entre a Stellantis, grupo que inclui a Fiat, e a Leapmotor, uma start-up chinesa de veículos elétricos. Este acordo visa introduzir carros elétricos chineses no mercado europeu, numa altura em que os veículos elétricos se tornaram um ponto de tensão comercial entre a China e a União Europeia. A UE, em julho, impôs tarifas provisórias de até 37,6% sobre veículos elétricos fabricados na China, com negociações em curso para resolver a questão até novembro.

Em resposta, a China iniciou uma investigação antidumping sobre as exportações europeias de carne suína, poucos dias após a UE anunciar as tarifas sobre os veículos elétricos chineses.

A primeira-ministra italiana já havia tido um encontro com Li Qiang em setembro, durante a cimeira anual do G-20 em Nova Deli, onde discutiram os desafios económicos e a cooperação bilateral. A presente visita a Pequim reforça o compromisso de ambos os países em explorar oportunidades de colaboração, mesmo num cenário de complexas relações comerciais internacionais.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Pelo Chega

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.