Domingo,Maio 26, 2024
19.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

“Jazz entre Amigos” Os Degraus

Em 1978 fiz parte do elenco da Revista “ Alô Lisboa … daqui Porto!”
As primeiras figuras eram Mariema e Camilo de Oliveira mas não se ficavam por aí os nomes de óptimos actores como por exemplo Manuela Maria. Os ensaios tinha decorrido no Parque Mayer em Lisboa. O ambiente era criativo e cheio de esperança. Pelo menos assim eu o sentia: Teatro, experiência para a minha sede de aprender!

Os problemas começaram logo: chamada ao Guarda – Roupa Paiva para provar o traje do final do segundo acto , fiquei muito nervosa quando percebi que me destinavam um “tapa- sexo” e logo mostrei a minha indignação sem me aperceber do que sentiriam as colegas coristas que vestiriam a mesmíssima peça de vestuário! Chamado o figurinista João Soutullo fui despedida do elenco ali mesmo e na hora. Ficava eu sem trabalho e muito aflita (as Cocktail tinham apenas dois anos e ainda não se podia viver do que ganhávamos).

Ás 8.30h da manhã seguinte dirigi- me ao escritório do grande empresário Vasco Morgado que me recebeu carinhosamente e me escutou com atenção. Vasco Morgado telefonou não sei a quem mas ouvi- o dizer que estava readmitida, que me desenhassem um biquíni decente e que escrevessem um número de Revista para que o meu estatuto mudasse e me fosse dada uma oportunidade!
Foi assim que em vez de surgir no Final pelas laterais com as minhas ex-colegas, inaugurei a escadaria central pela mão do actor João Rodrigo!

 Amigos do Jazz

As ex- colegas fizeram- me a vida negra nessa Revista : numa época em que as coristas eram muitas vezes escolhidas apenas pela beleza física e cuja ambição era apenas a de encontrar um “sugar daddy” que lhes garantisse algum conforto ou até riqueza … a minha ousadia era uma afronta .
Camilo de Oliveira achou- me graça e tomou bastante do seu tempo para me ajudar a interpretar o texto que os autores me distribuíram. Tenho por ele e por Vasco Morgado um sentimento de enorme gratidão.

“ Alô Lisboa … daqui Porto!”
foto DR
- Publicidade -
Maria Viana
Maria Viana
Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais, é uma das maiores e mais consagradas intérpretes do jazz vocal, com uma carreira nacional e internacional que leva já mais de 40 anos. A sua estreia a solo perante o público e a crítica da especialidade aconteceu no mítico "Festival Cascais Jazz" (XIV edição, Parque Palmela, Estoril, Portugal). Entre 2001 e 2010 andou em digressão NACIONAL E INTERNACIONAL. Participou em variadíssimos programas na RTP nas décadas de 80 e 90. Desde 2011, Maria Viana está Presidente da "Jam Session" Associação Cultural (sem fins lucrativos), e dirige o Cascais Jazz Club (junto à baía da vila de Cascais).

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor