Deputado do Chega faz balanço muito positivo da iniciativa no distrito
No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, o deputado do partido Chega João Ribeiro Neto participou nas sessões escolares que tiveram lugar, nos passados dias 13 e 14 de Janeiro, no distrito de Castelo Branco.
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. No dia 13, segunda-feira, João Neto reuniu, pela manhã, com alunos da ETPS da Sertã, do Agrupamento de Escolas da Sertã e, pela tarde, com alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão. Já no dia 14, terça-feira, foi a vez dos agrupamentos de escolas Campos Melo, da Covilhã, e Nuno Alvares, de Castelo Branco, reunirem com o deputado do Partido do Chega.
Recorde-se que constituem objectivos do Programa Parlamento dos Jovens educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política e dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses. No final da iniciativa, João Neto mostrava-se satisfeito com os resultados dos quatro encontros com os jovens do distrito, assinalando as «perguntas pertinentes e o interesse demonstrado por todos os participantes, razão pela qual esta iniciativa se traduziu num êxito». O deputado, fez questão de salientar a importância de se promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões. Para além de que incentiva a reflexão e o debate sobre as novas tecnologias, enquanto oportunidade e desafio para os jovens.
Para além disso, João Neto aproveitou ainda a oportunidade de estar com os jovens do distrito para chamar a atenção para a importância de se proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
O deputado, quis ainda sublinhar a importância da contribuição dos jovens do distrito para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. No final, João Neto não quis deixar de agradecer a todos os docentes e pessoal não docente dos agrupamentos de escolas visitados, recordando que «empenho que senti deixa-me muito otimista no futuro político do meu distrito independentemente das preferências políticas.»
ORegiões