Segunda-feira,Maio 27, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Jornalista monsantina Fernanda Gabriel vai ser hoje condecorada pelo Presidente da República

A jornalista Fernanda Gabriel, natural de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, vai ser condecorada esta quarta-feira por Marcelo Rebelo de Sousa, em Estrasburgo, pela sua carreira de jornalista ao serviço da informação sobre a Europa.

Jornalista monsantina Fernanda Gabriel vai ser hoje condecorada pelo Presidente da República
DR

Para além de correspondente da RTP em Estrasburgo, onde, há muitos anos acompanha os trabalhos das instituições europeias como o Conselho da Europa e o Parlamento Europeu e onde vem coordenando um programa semanal da RTP2 sobre a citada temática, tem trabalhado na imprensa escrita para a Agência Lusa, Diário de Notícias e a revista inglesa The Parliament Magazine assim como para a RDP e a BBC.

Em 2020, Fernanda Gabriel foi eleita Presidente da Casa da Europa em Estrasburgo.

A jornalista é licenciada em Literatura Portuguesa pela Universidade Paul Valéry de Montpellier com uma especialização em literatura brasileira e africana de expressão portuguesa e estudou jornalismo na Universidade de Estrasburgo.

Em Portugal, é membro fundador do Clube de Reflexão “Cidadania”, presidido pelo poeta e político Manuel Alegre e uma das gestoras do Jornal do Fundão.

É autora do livro “O Parlamento Europeu Explicado aos Jovens”, com um prefácio do antigo Presidente da República Mário Soares.

- Publicidade -

Em 2017, conquistou o prémio de jornalismo europeu Konstantinos Kalligas, que recompensa o trabalho de jornalistas “em prol da Europa”, entregue em Atenas, pelo Presidente da República grego, na presença do embaixador de Portugal. A citada jornalista monsantina dedicou o mesmo prémio à colega Daphné Caruana Galiza, jornalista de investigação maltesa assassinada na véspera de o receber.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor