A juíza Helena Susano confirmou que o julgamento do processo BES terá início a 15 de outubro de 2024. O anúncio foi feito através de um despacho publicado esta sexta-feira, que estabelece a data e hora para a primeira sessão, marcada para as 09h30, no Juízo Central Criminal de Lisboa, localizado no Campus da Justiça. A sessão será prolongada até às 14h00 do mesmo dia, e, em caso de necessidade, já está prevista uma continuação no dia 16 de outubro e subsequentes.
Além da marcação da primeira sessão, a juíza Susano agendou uma reunião preparatória para 25 de setembro, às 14h30, para discutir aspectos organizacionais e logísticos do julgamento. Esta reunião terá lugar no mesmo local da abertura do julgamento.
O processo BES, também conhecido como processo-crime Universo Espírito Santo, arrancou mais de uma década após o colapso do Grupo Espírito Santo (GES), ocorrido em agosto de 2014. Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, figura como o principal arguido , enfrentando um total de 65 acusações. Entre os crimes imputados estão associação criminosa, corrupção ativa, falsificação de documentos, burla de transferência e branqueamento de capitais.
Este processo é considerado um dos mais significativos na história da justiça portuguesa. O caso engloba um total de 242 inquéritos e denúncias de mais de 300 pessoas, tanto indivíduos como coletivos, residentes em Portugal e não estrangeiros. O Ministério Público estima que a falência do GES tenha ocasionado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.