Segunda-feira,Maio 27, 2024
9.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Loures Investe 3,4 Milhões

Loures vai investir 3,4 milhões de euros na construção da Via Urbana Interior, que pretende ser uma alternativa à Rua da República, para retirar trânsito do centro da cidade. O novo percurso terá 1,1 quilómetros, estando a sua conclusão prevista para o final de 2024.

O projeto da futura Via Urbana Interior à Cidade de Loures foi apresentado, numa sessão pública realizada no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures. A nova via terá início na rotunda junto ao Parque Adão Barata e termina na rotunda junto ao Jardim Major Rosa Bastos.

Cidade de Loures
Foto DR

Com 1100 metros de extensão, 400 correspondem ao reperfilamento da Rua Jacinto Duarte e os restantes 700 referem-se a um troço totalmente novo. Além de constituir uma alternativa à Rua da República, possibilitando a redução dos congestionamentos que ocorrem neste eixo central da cidade, a Via Urbana Interior vai permitir estruturar a área nascente de Loures e garantir a acessibilidade aos equipamentos existentes e futuros, melhorando as condições de circulação.

“Vamos lançar o concurso público ainda este mês e contamos, se tudo correr bem, começar a obra ainda durante este ano. Os trabalhos terão a duração de sensivelmente um ano e um custo de 3,5 milhões de euros”, disse o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, durante a apresentação do projeto.

Ricardo Leão garantiu que esta será uma “via estruturante” para Loures e uma “alavanca” para uma “nova centralidade, numa ótica de crescimento da própria cidade”.

A construção deste importante novo eixo rodoviário permite também expandir a rede ciclável, criando uma nova ciclovia segregada, com zonas de parqueamento e descanso junto aos principais equipamentos.

- Publicidade -

Novo parque urbano

Após a conclusão desta Via Urbana Interior de Loures, segundo avançou a autarquia, estão previstas várias obras, como a expansão da rede ciclável, com a criação de uma nova ciclovia segregada, com zonas de parqueamento e descanso junto aos principais equipamentos, e interligada com a ciclovia existente com ligação à urbanização do Infantado.

O projeto refere que a nova ciclovia passará pelo Jardim Major Rosa Bastos e pela Rua Padre António Vieira, em direção à Igreja e Casa do Adro. A nova estrada vai permitir ainda a implementação de “uma rede de percursos pedonais acessíveis, contínua e coerente, adequada a pessoas com mobilidade condicionada, com características de segurança e conforto, abrangendo toda a área urbanizada”, refere a autarquia.

O projeto da Via Urbana Interior engloba ainda a “valorização do espaço junto ao Rio de Loures, criando um Parque Urbano com diversas áreas verdes, percursos pedonais e mobiliário urbano de apoio nas áreas destinadas a lazer e descanso”, adianta a Câmara Municipal de Loures.

 

 

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor